Cinema e Educação

A utilização de filmes como Ferramenta Educacional Ativa e Reflexiva

Autores

  • Gleison Campanholo Vieira IFSULDEMINAS
  • Rodrigo Silva Nascimento IFSULDEMINAS
  • Luan Pazzini Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-6103-9967

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024432

Resumo

Em um mundo midiatizado, o cinema, desde o seu surgimento no século XIX, permite que o ser humano absorva e reflita sobre aquilo que está sendo transmitido na tela. Histórias baseadas em fatos reais, narrativas fantasiosas, documentários, dentre outros, fizeram com que os filmes transpassassem o limiar de uma arte passiva, para assumirem um tipo de cultura massiva, capaz de chegar a diversos públicos, sendo utilizado também como uma possível forma de auxiliar na educação. Desse modo, a partir de um estudo qualitativo, buscou-se entender de que maneira os filmes podem ser utilizados como ferramenta educacional em sala de aula no ensino médio, analisando pesquisas publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), seguindo a temática Cinema e Educação, compreendendo o período de 2018 a 2022. A partir da análise, pode-se constatar que a utilização do cinema como forma de apoio aos conteúdos da base curricular se revela de suma importância, oferecendo uma abordagem inovadora e envolvente no processo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Gleison Campanholo Vieira, IFSULDEMINAS

Publicitário formado pela Universidade Federal de Goiás - UFG, com experiência em mídias sociais e nas áreas de criação e planejamento, além de ser especialista em mídias e educação pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Atualmente está também presente na área de marketing e comunicação da 1ª cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina, o Sicredi.

Rodrigo Silva Nascimento, IFSULDEMINAS

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001), pós-graduação em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, também pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2002), Master en Vídeo Documental Creativo pela Universitat Autònoma de Barcelona (2006). Pós-graduação em Gestão de Projetos pelo IETEC (2011). Doutor em Letras - Linguística e Língua Portuguesa, pela PUC Minas (2020). Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, pelo IFSULDEMINAS (2020). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Roteiro e Direção Cinematográfica. O trabalho prático em audiovisual pode ser visto em: www.escritoriodeproducao.com 

Luan Pazzini Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (ECO/PPGCOM-UFRJ) (2023). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2020). Jornalista, graduado em Comunicação Social - Jornalismo (UNISINOS) (2017). Pós-graduado em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário IBMR (2022) e Pós-Graduado em Formação de Professores na Educação Online - FAQI (2022). Professor Voluntário, atuando como orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Pós-Graduação latu sensu em Mídias e Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), campus Passos. Editor e revisor de textos diversos. É diretor da empresa Pazzini Comunicacion, Brasil, especializada em supervisão de Projetos diversos e formatação de trabalhamos acadêmicos.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

CAMPANHOLO VIEIRA, G. .; SILVA NASCIMENTO, R. .; BITTENCOURT, L. P. Cinema e Educação: A utilização de filmes como Ferramenta Educacional Ativa e Reflexiva. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 4, 2024. DOI: 10.18406/2359-1269v11n42024432. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/432. Acesso em: 25 jul. 2024.