Recursos audiovisuais em saúde para crianças escolares no contexto da interface mídias e educação: revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024402Resumen
O objetivo deste estudo foi mapear as evidências científicas acerca da utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares. Trata-se de uma revisão de escopo, que buscou responder a seguinte questão: “Quais as evidências científicas acerca da utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares?’’ A amostra final foi composta por seis estudos. Os assuntos versaram sobre saúde bucal, alimentação e lanches saudáveis; manejo de avulsão dentária; obesidade, dieta, exercícios físicos, controle do peso e da pressão arterial; combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya; prevenção de queimaduras; e cuidados com a ansiedade antes da menarca. Foi possível mapear a utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares, mostrando que o vídeo educativo é um recurso pedagógico que contribui com o processo ensino-aprendizagem e favorece uma aprendizagem significativa, interativa e participativa.
estudo foi mapear as evidências científicas acerca da utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares. Trata-se de uma revisão de escopo, que buscou responder a seguinte questão: “Quais as evidências científicas acerca da utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares?’’ A amostra final foi composta por seis estudos. Os assuntos versaram sobre saúde bucal, alimentação e lanches saudáveis; manejo de avulsão dentária; obesidade, dieta, exercícios físicos, controle do peso e da pressão arterial; combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya; prevenção de queimaduras; e cuidados com a ansiedade antes da menarca. Foi possível mapear a utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares, mostrando que o vídeo educativo é um recurso pedagógico que contribui com o processo ensino-aprendizagem e favorece uma aprendizagem significativa, interativa e participativa.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista Eixos Tech
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.