INVESTIMENTOS EM STARTUPS COM PERFORMANCE DE INOVAÇÃO: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n22023370Resumen
Em um cenário global caracterizado por mudanças rápidas e contínuas, a busca por soluções inovadoras tem ganhado destaque, o que fomentou o crescimento de startups como uma forma de organização temporária. Esse tipo de empresa, em seu estágio inicial, em meio a incertezas, se destaca por apresentar soluções inovadoras e modelos de negócios escaláveis. No contexto brasileiro, o número de startups, especialmente as de base tecnológica, cresceu substancialmente, atualmente ultrapassando 12,7 mil empresas. Entretanto, a alta taxa de mortalidade entre essas startups indica a necessidade de estratégias eficazes para superar os desafios iniciais. A captação de investimentos privados, como fundos de venture capital, desempenha um papel fundamental na sobrevivência e expansão dessas empresas. Nesse contexto, juntamente com o apoio oferecido por incubadoras e Parques Tecnológicos (PTs), os governos também desempenham um papel relevante na promoção da inovação, por meio de fomento público. Apesar do crescimento no interesse por pesquisas relacionadas a investimentos em startups com ênfase na inovação, uma lacuna existe na literatura, particularmente no que diz respeito ao investimento em startups situadas em PTs. A pesquisa adotou uma abordagem exploratória e se concentra em análises bibliométricas para examinar os investimentos em startups com ênfase na inovação. Utilizando a base de dados Web of Science, a pesquisa abrange palavras-chave relevantes. Os resultados da busca inicial foram analisados com o auxílio do software VOSviewer, seguindo critérios de exclusão definidos e com foco na identificação de tendências no desenvolvimento do conhecimento nesse campo. O estudo demonstrou um aumento notório no número de publicações nesse campo, com maior destaque a partir de 2018 e um pico em 2021, predominantemente na área de negócios. Os Estados Unidos se destacam como um dos principais contribuintes nesse domínio, e o Brasil desempenha um papel ativo na rede global de colaboração científica. Como resultado, o estudo enfatiza a necessidade de uma pesquisa mais profunda para desenvolver frameworks que fortaleçam o ecossistema de inovação, tornando mais acessíveis os investimentos para startups e impulsionando seu crescimento. Isso destaca a importância contínua da pesquisa e desenvolvimento nessa área para promover o sucesso de startups inovadoras.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Eixos Tech
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.