Hemotransfusão em testemunhas de Jeová: interpretação dos tribunais do sudeste brasileiro sobre esse dilema constitucional e médico

Autores/as

  • Josué da Silva Brito Faculdade Atenas Passos, Passos-MG
  • Maria Eduarda de Souza Freire Faculdade Atenas Passos
  • André Macedo Teixeira Faculdade Atenas Passos
  • Livia Gontijo Silva Faculdade Atenas Passos
  • Nicolli Bellotti de Souza Faculdade Central de Cristalina

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n22023347

Resumen

O médico, em seu dever de proteção a vida, pode encontrar como antagonista a liberdade religiosa, colocando-o na difícil missão de decidir entre o direito à vida, a liberdade religiosa e a autonomia da vontade. Essa controvérsia acaba muitas vezes em Tribunais de Justiça.  Os tribunais brasileiros analisam os direitos fundamentais à luz da Constituição Federal, estabelecendo em suas decisões teses e precedentes que orientam a atividade médica cotidiana. Este artigo foi concebido a partir de pesquisa documental nas bases dos Tribunais de Justiça do sudeste, buscando evidenciar os lastros decisórios das cortes colegiadas, comparando o entendimento extraído com as orientações do Conselho Federal de Medicina, literatura médica e jurisprudência de outros países, buscando contribuir para o debate e para o esclarecimento da conduta médica defronte ao dilema que constitui a transfusão sanguínea em pacientes testemunhas de jeová.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

DA SILVA BRITO, J.; DE SOUZA FREIRE, M. E.; MACEDO TEIXEIRA, A.; GONTIJO SILVA, L. .; BELLOTTI DE SOUZA, N. Hemotransfusão em testemunhas de Jeová: interpretação dos tribunais do sudeste brasileiro sobre esse dilema constitucional e médico. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 10, n. 2, 2023. DOI: 10.18406/2359-1269v10n22023347. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/347. Acesso em: 4 ene. 2025.