MOTIVAÇÕES PARA O EMPREENDEDORISMO: OPORTUNIDADE OU NECESSIDADE REFLETEM COMPLETAMENTE AS NUANCES DAS MOTIVAÇÕES PARA A CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS?

Autores

  • João Marcos Fernandino Evangelista IFSULDEMINAS - PASSOS https://orcid.org/0009-0001-9952-5880
  • Leandro Garcia Braga IFSULDEMINAS - CAMPUS PASSOS
  • GUSTAVO CLEMENTE VALADARES IFSULDEMINAS - Passos
  • Paula Lopes de Oliveira Maia IFSULDEMINAS - Passos

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n12023305

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Motivação, Oportunidade, Necessidade

Resumo

Dada a relevância do tema empreendedorismo a nível mundial e reconhecendo que as motivações para atividade empreendedora podem não mais estar refletidas na dicotomia por oportunidade ou necessidade, esse trabalho tem por objetivo identificar a natureza da motivação empreendedora de uma empresária do município de Passos-MG. De modo, a averiguar se tal dualismo reflete as nuances das motivações para engajamento na atividade empreendedora. Um levantamento bibliográfico efetuado, demonstrou que alguns estudos sugerem a existência de motivações múltiplas, enquanto outros abarcam o pressuposto da interação entre diversos motivos. O trabalho foi realizado na empresa English Extreme caracterizada como uma empresa prestadora de serviço, atuando no ramo de ensino de idioma, em específico o inglês, já há 25 anos.  Para tanto foi efetuado uma entrevista de cunho qualitativo, com análise segundo o método de análise de conteúdo de forma a se obter os dados necessários ao resultado da pesquisa. Através dos resultados obtidos foi constatado que a principal motivação para engajamento na atividade empreendedora não foi caracterizada nem como oportunidade, nem como necessidade, contrariando os principais estudos e pesquisas acerca do tema, vindo a se constatar também a existência de motivações múltiplas e interação entre os motivos. Esses resultados contribuem para que novas pesquisas sejam realizadas, vindo a provocar avanços no desenvolvimento do empreendedorismo no país e no mundo.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3ª reimp. da 1ª. ed. São Paulo: Edições 70, 2011. ISBN 978-85-62938•04-7.

CHIAVENATO, I. EMPREENDEDORISMO DANDO ASAS AO ESPÍRITO EMPREENDEDOR: Empreendedorismo e viabilização de novas empresas: Um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2ª Revista e atualizada. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

CORRÊA, V. S.; VALE, G. M. V. A Dinâmica das Motivações Empreendedoras: Uma Investigação Retrospectiva. PRETEXTO, Belo Horizonte, v. 14, n. 4, p. 11-28, Out/Dez 2013. ISSN ISSN 1984-6983.

DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. ISBN 978-85-7542-338-7.

DORNELAS, J. Empreendedorismo para visionários: Desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. 1. ed. Rio de Janeiro: Empreende/ LTC, 2016. ISBN 978-85-216-2442-4.

DORNELAS, J. Empreendedorismo, transformando ideias em negócios. 7ª. ed. São Paulo: Empreende, 2018. ISBN 978-85-66103-07-6.

DUARTE, J.; BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 4. reimpr - 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ISBN 978-85-224-4533-2.

ENDEAVOR BRASIL. Empreendedores Brasileiros: Perfis e Percepções, 2013. Disponivel em: <https://endeavor.org.br/ambiente/pesquisa-empreendedores-brasileiros/>. Acesso em: 8 Junho 2021.

GEM. IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Empreendedorismo no Brasil - 2001, 2001. Disponível em: <https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2016/09/Empreendedorismo-no-Brasil-2001.pdf>. Acesso em: 20 Junho 2021.

GEM. IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Empreendedorismo no Brasil - 2018, 2019. Disponível em: <https://ibqp.org.br/PDF%20GEM/Livro%20Empreendedorismo%20no%20Brasil%20-%20web%20compactado.pdf>. Acesso em: 20 Junho 2021.

GEM. IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Empreendedorismo no Brasil - 2019, 2020. Disponível em: <https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Empreendedorismo-no-Brasil-GEM-2019.pdf>. Acesso em: 27 Março 2021.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. A. Fundamentos de metodologia científica. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003. ISBN 85-224-3397-6.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. ISBN 978-85-7717-158-3.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Fatores Condicionantes e Taxas de Sobrevivência e Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil 2003-2005, 2007. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/8F5BDE79736CB99483257447006CBAD3/$File/NT00037936.pdf>. Acesso em: 06 Junho 2021.

VALE, G. M. V.; CORRÊA, V. S.; REIS, R. F. D. Motivações para o Empreendedorismo: Necessidade Versus Oportunidade? Rev. Adm. Contemporânea, Curitiba, v. 18, n. 3, p. 311-327, Junho 2014. ISSN 1982-7849.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

EVANGELISTA, J. M. F.; BRAGA, L. G.; VALADARES, G. C.; MAIA, P. L. de O. MOTIVAÇÕES PARA O EMPREENDEDORISMO: OPORTUNIDADE OU NECESSIDADE REFLETEM COMPLETAMENTE AS NUANCES DAS MOTIVAÇÕES PARA A CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS?. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 10, n. 1, 2023. DOI: 10.18406/2359-1269v10n12023305. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/305. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos