DEMOCRACIA DIGITAL: ANÁLISE DAS FAKE NEWS NO PROCESSO ELEITORAL DE 2018 NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v7n12020275Palabras clave:
Tecnologias digitais, Fake news, Redes sociais, Educação midiáticaResumen
O presente artigo explora a influência do papel da internet e das novas tecnologias digitais na sociedade, e como o ambiente virtual assume o papel de estabelecer interações sociais que propiciam a participação e manifestação político e social. Objetiva-se com a presente pesquisa analisar o impacto da disseminação das notícias falsas e refletir sobre o papel da educação midiática como ferramenta crítica no combate às fake news e sua importância no debate público da formação da cidadania. Emprega-se metodologia descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e análise de conteúdo. Percebeu-se que a noção de desinformação compreende a sociedade como um todo, o que torna possível a apropriação de mentiras como verdades, e a divulgação em massa das fake news (notícias falsas). Conclui-se que a campanha eleitoral de 2018 no Brasil, no âmbito das plataformas digitais, provocou um aumento na divulgação das fake news, fato preocupante porque influencia diretamente no processo democrático, além de representar uma ameaça à democracia, bem como levantar dúvidas a respeito de fraudes e da credibilidade do processo eleitoral.
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