EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS A ERROS DE MEDICAÇÃO POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores/as

  • Alisson Junior Santos Santa Casa de Misericórdia de Passos

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019222

Palabras clave:

Erros de medicação, Hospitais, Farmacovigilância, Eventos Adversos, Segurança do Paciente

Resumen

Introdução: A segurança é uma das dimensões da Qualidade dos serviços de saúde, sendo que qualidade e segurança são características inseparáveis. Diante do contexto de prestação de assistência à saúde dentro do ambiente hospitalar, os medicamentos são utilizados como uma procura do bem-estar físico e mental, sendo um dos principais recursos para o restabelecimento e preservação da saúde. Atualmente, um dos maiores desafios das instituições hospitalares é implementar ações para redução de erros e falhas em processos assistenciais, dentre estes, podemos destacar os eventos adversos relacionados à medicação. Objetivo: Levantar estudos na literatura científica sobre episódios de eventos adversos com medicações em ambiente hospitalar pelos profissionais de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e BVS no período de dezembro de 2018 a abril de 2019. Para guiar a revisão, formulou-se a seguinte questão: Quais são os eventos adversos relacionados a erros de medicações em hospitais? A seleção dos textos atendeu aos critérios de inclusão e exclusão, resultando em 20 artigos científicos. Resultados: Observou-se que a incidência de erros medicamentosos é muito alta em várias regiões do Brasil, sendo em sua maioria relacionados ao horário, dose, via de administração, paciente e omissão. Foi possível analisar diferentes estudos a respeito do tema, destacando a importância das reações adversas, os erros dos profissionais e principais causas da ocorrência destas. Conclusão: O levantamento de uma visão crítica e inovadora diante dos serviços hospitalares com relação às reações adversas, erros de medicação e sobre a notificação destes poderá ampliar as formas de conduzir a prática clínica. É preciso trabalhar para mudar tais resultados, visando uma melhora na qualidade assistencial dos pacientes nos serviços de atendimento hospitalar. Espera-se que os resultados possam contribuir para a prática profissional dos enfermeiros, como forma de entender e evitar as graves reações e interações medicamentosas, promovendo uma assistência livre de danos ao paciente, além de fortalecer a cultura de segurança dos profissionais de enfermagem.

 

Biografía del autor/a

Alisson Junior Santos, Santa Casa de Misericórdia de Passos

Enfermeiro Serviço Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Especialista em Controle de Infecção Hospitalar e Urgência e Emergência, Mestrando do Programa Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação no Cuidado de Enfermagem - EERP/USP

Publicado

2020-03-04

Cómo citar

SANTOS, A. J. EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS A ERROS DE MEDICAÇÃO POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v6n12019222. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/222. Acesso em: 14 may. 2024.