Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O trabalho é inédito e não está sob avaliação de outra publicação além da Eixos Tech?

    Se estiver, marque essa opção e justifique em "Comentários ao editor". Assim poderemos considerar se analisaremos ou não o seu trabalho.

  • O arquivo está em formato odt (Open Document Text) ou doc (Microsoft Word 1997-2003)?

  • O periódico recebe trabalhos nos seguintes idiomas: Português, Inglês e Espanhol.

    Os trabalhos escritos em Língua Portuguesa ou Língua Espanhola possuem Título e Resumo em Língua Inglesa? 

    IMPORTANTE: o serviço de tradução deve ser realizado por profissional ou empresa que garanta o conhecimento do idioma e também dos termos técnicos da área.

  • O texto segue o que estabelece as Diretrizes para Autores da Revista?

  • O trabalho foi aprovado por Comitê de Ética, quando necessário?

  • Antes de finalizar seu trabalho, você checou a consistência dos dados que informam seus argumentos? Comparou os objetivos com os resultados alcançados? A redação do texto está clara, sem ambiguidades textuais?

  • Você leu, compreendeu e concordou com as políticas editoriais da Revista?

Diretrizes para Autores

ESTRUTURAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO

Template editável para submissão - clique aqui.

Normas para preparação de Artigos Científicos


As instruções abaixo são fornecidas de forma a lhe auxiliar na preparação dos trabalhos científicos a serem submetidos à Revista Científica Eixos Tech. Por favor, leia e siga as recomendações apresentadas antes de enviar o seu trabalho. O documento não deverá ultrapassar 1.000 Kbytes e deverá ser enviado pelo sistema eletrônico da revista. É imprescindível que se proceda a devida correção gramatical antes do envio.

Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. DIGITAÇÃO e FORMATAÇÃO
1.1 - Instruções para digitação
Utilize o editor de texto Word, formato .DOC ou .DOCX
a) Dimensões: Deve ser submetido em papel A4 (21x29,7 cm), em formato vertical ("orientação retrato" na configuração de página de seu computador). A não adequação do seu artigo a norma aqui apresentada resultará em sua rejeição.
b) Extensão: Os trabalhos deverão ter um mínimo de seis (6) e o máximo de vinte (20) páginas.
c) Margens e colunas. Após formatado, o seu trabalho deve apresentar as dimensões especificadas abaixo:
Margens direita e esquerda: 3,0 cm
Margem superior: 3,0 cm.
Margem inferior: 3,0 cm.
O texto deve ser escrito em uma única coluna sem recuo na primeira linha. O entrelinhamento deve ser simples com espaçamento 6pt entre parágrafos
d) Tamanho da fonte. Use a fonte Arial, com o corpo 14 [para o título do trabalho], 13 [título das seções], 11 [para o corpo do trabalho e o nome do(s) autor (es), incluindo as referências] e [endereçamento, legenda de imagens e tabelas, resumos em português e inglês e referências], não use texto manuscrito.

1.2 Formatação
a. Título: As informações sobre o título (em português e inglês), apenas na primeira página, com 3,0cm do topo da página. O título deve estar em letras maiúsculas e em negrito, com no máximo 15 palavras, em Português fonte Arial negrito corpo 14, centralizado, espaçamento simples entre linhas. Abaixo uma linha o título em Inglês, fonte Arial itálico corpo 12, centralizado, espaçamento simples entre linhas.
b. Autores: Pule uma linha e escreva, também em Arial negrito corpo 11, o nome do(s) auto (es) usando letras maiúsculas e minúsculas. Após o nome de cada autor, acrescente a filiação acadêmica, o email e ORCID caso tenha. Margem de 3,0 cm alinhados à direita.
c. Resumo/abstract: O resumo deve ser elaborado de forma coerente e coesa, contendo no máximo 250 palavras para cada versão [português e inglês]. Deve conter informações sobre o objetivo do trabalho, materiais e métodos utilizados, resultados e conclusão. O texto deve ser escrito em uma única coluna em Arial Corpo 12 justificado entrelinha simples. O Abstract deve estar em fonte Arial itálico corpo 12.
d. Palavras-chaves/ Keywords: De três a seis palavras-chave, somente a inicial com letra maiúscula, separadas por ponto e vírgula. Sugere-se não utilizar palavras já citadas no título. As palavras-chaves devem vir em ordem alfabética. As Keywords devem estar em fonte Arial itálico corpo 12.
e. Notas de rodapé. Não devem ser incluídas. Caso seja necessário, inclua-as no corpo do texto.

1.3- Numerações das páginas: As páginas devem ser numeradas a partir da página 2, fonte Arial corpo 12 canto inferior direito. Cada Trabalho deverá ter de seis (6) a vinte (20) páginas.

2. ESTILO DO TEXTO
2.1 - Titulos
Eles devem seguir a seguinte orientação:
a. Capítulos: Máximo de quinze (15) palavras em letras minúsculas, exceto pela primeira letra ou quando as regras de ortografia exigirem. Corpo 14 negrito.
b. Subcapítulos. Use fonte Arial, negrito, corpo 12, somente a inicial maiúscula, separados do corpo do texto por uma linha. Não use numeração.
c. Sub-subcapítulos. Devem ser digitados em fonte Arial corpo 12 itálico, com letras maiúsculas e minúsculas, sem espaçamentos. Apenas a primeira letra da primeira palavra deve ser maiúscula, a menos que o título seja constituído por nomes próprios.

2.2 Citações
As citações no texto colocadas entre parênteses devem conter o sobrenome do autor em maiúscula e o ano da publicação (p.ex. SOARES, 1999). As citações inseridas no corpo do texto deverão apenas ter a inicial em maiúscula, além de, ano de publicação entre parênteses (p.ex. De acordo com Soares (1999)).
As citações diretas (transcrições) com até 3 linhas deverão vir com entrada de parágrafo, e as com mais de 3 linhas deverão ter fonte Arial itálico corpo 10 e justificada e recuo de 4 cm, sem entrada de parágrafo.

2.3 Tabelas, gráficos e figuras
No caso do uso de tabelas, gráficos e figuras, estes já deverão estar incluídos na formatação e sempre juntos ao texto ao qual se referem. Os títulos de tabelas, gráficos e figuras devem estar em fonte Arial corpo 11 a cima centralizada e as legendas e fontes devem estar em letra Arial corpo 11 localizadas logo abaixo e centralizados. Pular uma linha para continuar o texto. As imagens devem também ser enviados separadamente, em formato JPG, PNG ou BMP, no campo destinado aos documentos suplementares da plataforma da Revista.

3. REFERÊNCIAS
Devem listar todas as referências citadas no corpo do texto em ordem alfabética, fontes devem estar em letra Arial corpo 11, seguindo a NBR 6023:2018 da ABNT (veja o item “modelos de referências” disponível abaixo).
=> As citações no corpo do texto devem ser feitas utilizando o sistema autor/data – conforme NBR 10520:2002.

MODELOS DE REFERÊNCIAS

Livro

Como está no texto:

Usamos a teoria de produção descrita por Bilas (1993) para estudar a recomposição de matas ciliares (DURIGAN; NOGUEIRA, 1990).

Como está nas referências bibliográficas:

BILAS, R. A. Teoria microeconômica. 12 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1993.

DURIGAN, G.; NOGUEIRA, J. C. B. Recomposição de matas ciliares. São Paulo: IEF, 1990.


=> 
Para mais de três autores, no corpo do texto cite o primeiro autor acompanhado da expressão “et al.” E nas referências bibligráficas opte por citar todos os autores:

WALLER, G. R., MAGÁN-CAÑADAS, J. J., DURIGAN, G.; NOGUEIRA, J. C. B. Caffeine Autotoxicity in Coffea Arabica L. The Science of Allelopathy. Nova York: John Wiley, 1986.      

Os graus de parentesco nos nomes, como Filho, Neto, Júnior não são considerados sobrenomes, assim, a referência deverá ficar da seguinte forma:

ARBEX JUNIOR, J. Nacionalismo: o desafio à nova ordem pós-socialista. São Paulo: Scipione, 1993. 104 p., il., 23 cm. (História em aberto).

Capítulo de livro

Como está no texto:

A germinação também pode estar ligada aos alcaloides naturais da própria semente, como, por exemplo, a cafeína (WALLER et al., 1986).

Como está nas referências bibliográficas:

WALLER, G. R.,  MAGÁN-CAÑADAS, J. J., DURIGAN, G.; NOGUEIRA, J. C. B. Caffeine Autotoxicity in Coffea Arabica L. In: PUTNAN, A.; TANG, C. S. The Science of Allelopathy. Nova York: John Wiley, 1986. p. 243-263.


Artigo de periódico disponível ou não em meio eletrônico

Como está no texto:

A pulverização de produtos fitossanitários é muito utilizada para proteger plantações contra pragas (FERREIRA et al., 2007).

Como está nas referências bibliográficas:

FERREIRA, M.C. WALLER, G. R.,  MAGÁN-CAÑADAS, J. J., DURIGAN, G.; NOGUEIRA, J. C. B. Fatores qualitativos da ponta de energia hidráulica ADGA 110015 para pulverização agrícola. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 27, n. 2, p. 471-478, mai./ago. 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/eagri/v27n2/a16v27n2.pdf>. Acesso em: 10 set. 2009.


Em caso de periódico disponível em mídia impressa, siga o mesmo exemplo, apenas retire o trecho “Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/eagri/v27n2/a16v27n2.pdf>. Acesso em: 10 set. 2009.

Trabalhos em eventos

Como está no texto: Técnica que possibilita reduzir até 30 % do consumo de água (MAGÁN-CAÑADAS et al., 1999).

Como está nas referências bibliográficas:

MAGÁN-CAÑADAS, J. J. WALLER, G. R.,  DURIGAN, G.; NOGUEIRA, J. C. B. Ahorro de água y nutrientes mediante un sistema de cultivo sin suelo con reúso del drenaje em tomate larga vida. In: CONGRESO NACIONAL DE RIEGOS. 1999, Murcia. Actas... Murcia: [s.n.], 1999, p.186-193.

Dissertação de mestrado ou tese de doutorado

Como está no texto:

O clima é do tipo Köppen (CWa), com temperatura média anual de 21°C e a média pluviométrica anual é de 1.824 mm (MARQUES, 2003).

Como está nas referências bibliográficas:

MARQUES, H. S. Uso de geotecnologias no estudo das relações entre solos, orientação de vertentes e o comportamento espectral de áreas cafeeiras em Machado, Minas Gerais. 2003. 82 p. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Lavras, Lavras.

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.