O processo de Inovação na gestão de resíduos sólidos
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n52024461Abstract
O tratamento de resíduos sólidos ainda se apresenta como um grande desafio para a sociedade moderna. A realidade é que existe uma grande deficiência na coleta e na destinação correta de resíduos sólidos urbanos e industriais, resultando em elevados índices de poluição no planeta. Diante deste cenário, é preciso que se invista em tecnologia e inovação, embora muito já se tenha feito com relação ao tratamento correto de resíduos sólidos, mas muito ainda se pode fazer. Para mitigar este problema deve-se adotar processos de inovação no tratamento de resíduos sólidos, que envolve diversas etapas e abordagens, visando a melhorar a eficiência, reduzir os impactos ambientais e promover a sustentabilidade. A implementação de estratégias inovadoras requer um compromisso coordenado entre diferentes setores da sociedade, investimento contínuo em novas tecnologias e uma mudança cultural em relação à forma como os resíduos são percebidos e gerenciados. Este artigo, elaborado a partir de uma revisão sistemática da literatura, apresenta as principais ações de inovação e tecnologias que estão presentes no mercado e a importância do investimento neste setor para o futuro da gestão de resíduos sólidos. Com relação ao desenvolvimento desta pesquisa, o resultado obtido é considerado promissor pois, foi possível identificar, dentre as práticas de inovação e gestão de resíduos sólidos descritas na literatura, quais podem ser implementadas pela sociedade civil, órgãos governamentais e empresas de forma coordenada. Esse resultado abre espaço para estudos futuros visando a utilização dessas práticas para o sucesso do desenvolvimento da inovação nas organizações.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.