Cinema e Educação

A utilização de filmes como Ferramenta Educacional Ativa e Reflexiva

Authors

  • Gleison Campanholo Vieira IFSULDEMINAS
  • Rodrigo Silva Nascimento IFSULDEMINAS
  • Luan Pazzini Bittencourt Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-6103-9967

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024432

Abstract

In a mediatized world, since its emergence in the 19th century, the cinema has allowed human beings to absorb and reflect on what is being transmitted on screen. Stories based on real events, fanciful narratives, documentaries and so on have allowed films to cross the threshold of passive art and become a type of mass culture, capable of reaching wide audiences and being used as a possible aid to education. Thus, from a qualitative study, we sought to understand how films can be used as an educational tool in high school classrooms, analyzing research published in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), following the theme of Cinema and Education, covering the period from 2018 to 2022. From the analysis, it can be seen that the use of cinema as a form of support for the contents of the curriculum base is of paramount importance, offering an innovative and engaging approach to the learning process.

Author Biographies

Gleison Campanholo Vieira, IFSULDEMINAS

Publicitário formado pela Universidade Federal de Goiás - UFG, com experiência em mídias sociais e nas áreas de criação e planejamento, além de ser especialista em mídias e educação pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais. Atualmente está também presente na área de marketing e comunicação da 1ª cooperativa de crédito do Brasil e da América Latina, o Sicredi.

Rodrigo Silva Nascimento, IFSULDEMINAS

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2001), pós-graduação em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos, também pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (2002), Master en Vídeo Documental Creativo pela Universitat Autònoma de Barcelona (2006). Pós-graduação em Gestão de Projetos pelo IETEC (2011). Doutor em Letras - Linguística e Língua Portuguesa, pela PUC Minas (2020). Pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, pelo IFSULDEMINAS (2020). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Roteiro e Direção Cinematográfica. O trabalho prático em audiovisual pode ser visto em: www.escritoriodeproducao.com 

Luan Pazzini Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (ECO/PPGCOM-UFRJ) (2023). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2020). Jornalista, graduado em Comunicação Social - Jornalismo (UNISINOS) (2017). Pós-graduado em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário IBMR (2022) e Pós-Graduado em Formação de Professores na Educação Online - FAQI (2022). Professor Voluntário, atuando como orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Pós-Graduação latu sensu em Mídias e Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), campus Passos. Editor e revisor de textos diversos. É diretor da empresa Pazzini Comunicacion, Brasil, especializada em supervisão de Projetos diversos e formatação de trabalhamos acadêmicos.

Published

2024-06-28

How to Cite

CAMPANHOLO VIEIRA, G. .; SILVA NASCIMENTO, R. .; BITTENCOURT, L. P. Cinema e Educação: A utilização de filmes como Ferramenta Educacional Ativa e Reflexiva. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 4, 2024. DOI: 10.18406/2359-1269v11n42024432. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/432. Acesso em: 3 jul. 2024.