A ELABORAÇÃO DE UM JORNAL IMPRESSO COM ESTRATÉGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v9n12022288Keywords:
Educação, Comunicação, Mídias, Estratégias Ativas.Abstract
Este trabalho relata o desenvolvimento de uma experiência com alunos no âmbito do Projeto Criar/SESC. O objetivo foi desenvolver oficinas com alunos da educação infantil sobre o jornal impresso. Foram utilizadas ferramentas lúdicas e interativas no processo de ensino e aprendizagem, de modo que os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar com os colegas e a pesquisadora os seus conhecimentos prévios. A partir dos pressupostos da análise textual discursiva, podemos afirmar que foi fundamental a intervenção docente para a consolidação dos conceitos pelos alunos, bem como para a realização de uma reflexão crítica sobre o tema abordado. Durante as atividades os alunos sentiram-se motivados e interessados na criação do seu jornal o que tornou o processo de ensino e aprendizagem divertido e efetivo.
References
BLOOM, B. Taxonomia de Objetivos Educacionais. Domínio Cognitivo. Ed. Globo, Porto Alegre, 2001.
CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
FONTANA, R.A.C.; CRUZ, M.N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1999.
GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas, a teoria na prática. Porto Alegre: 2000
MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para educação infantil: conceitos, orientações e práticas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
MORAES, R., GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência e Educação, v. 12, n. 1, 0. 117-128, 2006.
PIAJET, J. (1982). Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.