O REAL E O IMAGINÁRIO NA OBRA DE LÚCIA MURAT: Apontamentos iniciais de uma pesquisa

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v7n12020271

Keywords:

Lúcia Murat, Ditadura Militar, Cinema, História.

Abstract

Este artigo tem por proposta apontar os passos iniciais de uma pesquisa acadêmica, a fim de compreender a produção cinematográfica da cineasta Lúcia Murat, a partir de sua própria vida, captando sua relação com a realidade, além de situar o leitor sobre o surgimento do cinema e a relação entre ficção e documentário. Para tal, utilizará de leituras e análises de diversas obras e meios audiovisuais. Lúcia foi uma mulher militante, que acabou presa e torturada pelo regime militar brasileiro (1964 1985) e, após ser liberta, usou de sua memória e experiências pessoais para contar histórias em seus longas metragens.

Author Biography

Lívia Pizzi Silveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas.

Formada em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) em 2018 e Pós-graduanda em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSul). 

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Published

2020-07-08

How to Cite

SILVEIRA, L. P. O REAL E O IMAGINÁRIO NA OBRA DE LÚCIA MURAT: Apontamentos iniciais de uma pesquisa. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v7n12020271. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/271. Acesso em: 3 jul. 2024.