A Congada como Patrimônio Imaterial: Uma alternativa para as aulas de História
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v7n12020263Keywords:
Educação Patrimonial, Ensino de História, Congada.Abstract
A lei de número 10.639 sancionada no ano de 2003 estabeleceu a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro- Brasileira nas instituições escolares que ofertam educação básica. Nesse sentido, este artigo apresenta uma alternativa ao ensino das questões acerca do patrimônio cultural imaterial na disciplina de História por meio da Congada. A Congada (aparece também como Congado/Congo) é uma manifestação cultural de origem afro-brasileira presente em alguns estados brasileiros, especialmente no estado de Minas Gerais. O objetivo central é fazer uma breve discussão bibliográfica acerca da temática, elucidando alguns pontos importantes.
References
BRASILEIRO, Jeremias. Congadas de Minas Gerais. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2001. CASCUDO, Luís da Câmara . Dicionário do Folclore Brasileiro. 11.ed. São Paulo: Global, 2001. DEZIDERIO, Diego. O dever de memória e a lei 10.639: notas sobre a introdução da história África e da cultura afro-brasileiras no currículo escolar. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 28°, 2015, Florianópolis. Anais XXVII Simpósio Nacional de História. Florianópolis, Anpuh, 2015.
FREITAS, José Eustáquio de. Reflexões e contribuições para a educação patrimonial. Belo Horizonte: SEE/MG, 2002.
IPHAN. Educação Patrimonial. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/343. Acesso em: 31 out. 2019.
MARTINS, Leda Maria. Afrografias da memória: O reinado do Rosário no Jatobá. São Paulo: Perspectiva, 1997.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
OLIVEIRA, Lucas Cândido de. Festa de Santos Reis: Patrimônio imaterial de São Sebastião do Paraíso – Minas Gerais. 164 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Programa de História, São Paulo, 2015.
TEIXEIRA, Cláudia Adriana Rocha. A educação patrimonial no ensino de História. Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, Rio Grande, v. 22, n. 1, p. 199-211, 2008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/868/347. Acesso em: 08 set. 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.