Estudo de Caso: Puericultura em uma ESF
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019243Keywords:
puericultura, enfermagem, saúde da criançaAbstract
A atenção à saúde da criança está ganhando espaço nas políticas públicas brasileiras, como no processo do modelo assistencial focando na atenção integral do cuidado da criança. A consulta de puericultura é um método eficaz e essencial para o cuidado integral à criança, são realizadas ações de proteção, prevenção de agravos e promoção da saúde da criança, além do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança (VIEIRA, et.al., 2017). Objetivo: Promover a saúde da criança e acompanhar seu desenvolvimento, vacinação e orientações às mães sobre higiene, alimentação e outros cuidados para um bom desenvolvimento da criança. Metodologia: Pesquisa foi realizada através de uma consulta de enfermagem de puericultura onde houve coleta de dados da criança, essa do sexo feminino com idade de um ano e cinco meses, apresenta há 5 dias assadura com bolhas na região genital de aspecto avermelhado e prurido, a mesma tem feito uso de pomada Hipoglós em domicílio sem melhoras. A mãe também relatou que a criança já havia apresentado o quadro de assadura outras vezes e que o médico que a avaliou na UPA constatou através de exames de sangue que a mesma sofre de intolerância à lactose, sendo orientada a substituir o leite comum por leite sem lactose, e observar. A criança amamenta no peito e segue refeições da família e no momento não apresenta outras queixas. Foi utilizado como ferramentas a caderneta da criança, caneta, livro de controle de consultas do ESF, régua, berço, balança, fita métrica, algodão, termômetro, estetoscópio. O estudo foi realizado no mês de abril de 2019. Resultado: Na consulta de enfermagem de puericultura foi observado ao exame físico presença de assadura na região genital com aspecto avermelhado e houve relato da mãe a respeito de intolerância a lactose, podendo estar associada à assadura. De inicio foi orientado quanto aos cuidados com a assadura, formas de evitar dermatite associado à incontinência urinária e fecal dentre outras orientações pertinentes. Quanto aos cuidados com a intolerância a lactose foi direcionado a fazer outros exames complementares para fechar o diagnóstico de intolerância a lactose, observar a troca do leite de vaca e seus derivados por leite sem lactose, além dos alimentos que a criança e a mãe ingeri devido a amamentação. A partir dessas orientações quanto o cuidado, orientamos de imediato que a mãe fique em constante observação, qualquer queixa levar a criança no ESF para acompanhamento e reavaliação durantes três meses. Conclusão: A consulta de enfermagem na puericultura é uma atividade de extrema importância para promoção da saúde da criança, ela nos auxilia a buscar estratégias nas ações da atenção primaria de saúde constituindo um modelo assistencial apropriado, com isso podemos ajudar no crescimento e desenvolvimento da criança.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.