A gestão de enfermagem e a busca pela qualificação hospitalar: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v4n1201759

Palavras-chave:

Acreditação. Assistência. Enfermagem.

Resumo

As instituições de saúde buscam excelência no atendimento ao paciente e aprimoramento contínuo das práticas de relacionamento com pessoas e no trabalho. Diante do cenário competitivo atual, as certificações representam um avanço e uma segurança para a área da saúde. Analisar a produção científica acerca dos impactos da acreditação na gestão de enfermagem em Hospitais no Brasil publicada em artigos nacionais entre 2010 e 2016. A análise foi realizada através de pesquisa bibliográfica on-line em periódicos originais relacionados com o tema. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, na qual a coleta de dados ocorreu nos meses de março e abril de 2017. As bases de dados utilizadas foram: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A amostra constituiu-se de onze trabalhos. Foi estabelecido o recorte do tempo para inclusão de publicações de 2010 a 2016. Percebe-se que a acreditação não é um processo fácil, e quando aplicado de maneira abrupta causa medo, estresse e desinteresse. A cultura organizacional estabelecida também representa um grande empecilho às mudanças versus valores e princípios intrínsecos. Em todas as análises constatou-se que o enfermeiro é peça chave para o sucesso da gestão da qualidade devido ao papel de liderança por ele exercido. A acreditação tem seus pontos positivos e negativos, percebidos de forma diferenciada pelos envolvidos. Almeja-se que este estudo possa suscitar novas pesquisas sobre o tema, a fim de elucidar essas questões.

Biografia do Autor

Ana Paula Brito Silveira Oliveira, Universidade Estadual de Minas Gerais

Professora do curso de Administração de Empresas e Gestão Comercial  da Universidade Estadual de Minas Gerais-UEMG.

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Lavras e em Enfermagem pelo Centro Universitário Claretiano de Batatais

Pós graduada em Gestão Estratégica de Negócios pela Unifran e em Enfermagem dermatológica-feridas pela Uniararas.

 

Inacio Ferreira da Silva Junior, UEMG- Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduado em Administração pelo Centro Universitário de Franca- Unifacef. pós graduado em psicologia organizacional pela Unifran, Técnico da Educação na Secretaria de Estado de Minas Gerais. Professor Universitário em nível de graduação na Universidade do Estado de Minas Gerais nos cursos de Administração de Empresas e Gestão Comercial.

Referências

CAMILLO, N. R.S.; OLIVEIRA, J.L.C. de; JUNIOR J.A.B.; CERVILHERI, A.H.; HADDAD, M.C.F.L.; MATSUDA, L.M. Acreditação em hospital público: percepções da equipe multiprofissional. Revista Brasileira de Enfermagem, 2016, mai-jun, 69(3), 451-9.

GALVÃO, T.F.; PEREIRA, M.G. Revisões sistemáticas da literatura: passos para a sua elaboração. Epidemiologia e Serviços em Saúde, Brasília, 23(1):183-184, jan-mar 2014

KOBAYASHI R.M.; SILVA A.B.V. e; AYOUB, A.C. Gerenciando dificuldades para acreditação hospitalar em hospital cardiovascular. Revista Rene. Fortaleza. 2010, 11(4), 19-28

LORENZETTI J.; ORO J.; MATOS E.; GELBCKE F.L. Organização do trabalho da enfermagem hospitalar: abordagens na literatura. Texto Contexto na Enfermagem, Florianópolis, 2014 OUT-DEZ:23(4):1104-12

MANZO, B.F.;BRITO, M.J.M.; ALVES, M. Influência da comunicação no processo de acreditação hospitalar. Revista Brasileira de Enfermagem, 2013, jan-fev,66(1), 46-51.

MANZO B.F.; BRITO M.J.M; CORRÊA.A dos R. Implicações do processo de acreditação hospitalar no cotidiano dos profissionais da saúde. Revista Escola de Enfermagem da USP. 2012, 46(2):388-94

MANZO B.F.; RIBEIRO H.C.T.C.; BRITO M.J.M.; ALVES M. A enfermagem no processo de acreditação hospitalar: atuação e implicações no cotidiano hospitalar. Revista latino Americana de Enfermagem. 2012, 20(1)

MUÑOS W.I.S.; TAKAYANAGUI A.M.M.; Santos C.B.; Sanches- Sweatman O. Revisão sistemática da literatura e metanálise: noções básicas sobre seu desenho, interpretação e aplicação na área de saúde. In: Anais do 8o Simpósio Brasileiro de Comunicação em Enfermagem; 2-3 maio 2002; Ribeirão Preto, Brasil. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo; 2002.

OLIVEIRA,J.L.C. de; MATSUDA, L.M. Descredenciamento da Certificação pela Acreditação Hospitalar: percepções de profissionais. Texto Contexto Enfermagem, 2016; 25(1)

OLIVEIRA,J.L.C. de; MATSUDA, L.M. Vantagens e dificuldades da acreditação hospitalar: a voz dos gestores da qualidade. Escola Ana Nery. 2016 jan-mar 20(1)

OLIVEIRA P.B; SPIRI W.C; ACQUA M.C.P.D; MONDINI, C.C. da SD. Comparação entre ambientes de trabalho de hospitais públicos acreditado e não acreditado. Acta Paul Enfermagem. 2016;29(1):53-9.

RIBEIRO H.C.T.C; CAMPOS, L.I.; MANZO B.F; BRITO M.J.M.; ALVES M. Estudo das não conformidades no trabalho da enfermagem: evidências relevantes para melhoria da qualidade hospitalar. CHIA, Colômbia, dez 2014, 14(4), 582-593

SIMAN A.G.; BRITO M.J.M.; CARRASCO M.E.L. Participação do enfermeiro gerente no processo de acreditação hospitalar. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2014, jun;35(2): 93-9

VELHO J.M.; TREVISO P. Implantação do programa de qualidade e acreditação contribuições para a segurança do paciente e do trabalhador.2013, RAS, 15(60)

Downloads

Publicado

2017-09-10

Como Citar

SILVEIRA OLIVEIRA, A. P. B.; DA SILVA JUNIOR, I. F. A gestão de enfermagem e a busca pela qualificação hospitalar: revisão sistemática da literatura. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 4, n. 1, 2017. DOI: 10.18406/2359-1269v4n1201759. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/59. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos