Possibilidades de estudos: teoria e diversão
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n22025552Resumo
O artigo apresenta um projeto onde os estudantes do segundo período de Engenharia de Computação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais desenvolveram um jogo educativo inspirado no clássico "Cobras e Escadas", integrando desafios matemáticos para estimular o raciocínio dos alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. O principal objetivo do jogo é promover uma aprendizagem ativa e engajada por meio de uma abordagem lúdica e competitiva. Metodologicamente, o jogo foi concebido em versões física e digital, utilizando cartas com perguntas desafiadoras para consolidar conceitos matemáticos abordados em sala de aula. Resultados iniciais apontam para um aumento na motivação e participação de alguns dos estudantes, contribuindo para a construção de conhecimentos em sala de aula. No entanto, observou-se uma limitação quando o jogo foi utilizado com alunos fora do público-alvo, que tiveram dificuldades para interagir com a proposta. Além disso, o material não foi aplicado diretamente em sala de aula, o que limita a avaliação de seu impacto pedagógico. O desenvolvimento do jogo também contribuiu para a formação dos desenvolvedores, permitindo o aprimoramento de habilidades em programação e o aprendizado de novas linguagens.
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