“Brazilians Would Rule the World If They Weren’t So Busy Making Memes”:
Motivations and Characteristics of Internet Meme Consumption
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n52024467Resumo
Este artigo teve como objetivo identificar as motivações e características do consumo de memes da internet por parte de seus consumidores habituais em redes sociais. Para tal fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 27 consumidores de memes da internet altamente envolvidos com esse tipo de conteúdo. Foi utilizada a técnica bola de neve, em que os entrevistados indicam novos participantes até que não sejam obtidas novas informações. A análise dos dados contou com a análise de conteúdo de Bardin. Como resultado da pesquisa, a principal motivação para o consumo de memes da internet é devido ao seu teor cômico, sendo uma forma de lidar com o tédio, com a fuga da realidade e o alívio das tensões do dia a dia. Por ser um conteúdo leve e fácil de ser consumido, promove uma sensação de prazer instantâneo. Além da diversão, o consumo de memes também foi apontado como sendo uma fonte de informação, de identificação e socialização. O público que mais utiliza memes é considerado amplo, abrangendo uma diversidade de nichos, podendo variar de acordo com a faixa etária, orientação sexual, ocupação, cultura local, classe social, rede social que utiliza e tempo disponível no dia para ver memes. Este estudo colabora com a investigação de contextos particulares, possibilitando construções teóricas mais amplas e contribuindo para o avanço das pesquisas em comportamento do consumidor.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.