“Brazilians Would Rule the World If They Weren’t So Busy Making Memes”:

Motivations and Characteristics of Internet Meme Consumption

Autores

  • Alyce Cardoso Campos IFSULDEMINAS Campus Passos
  • Daniel Carvalho de Rezende Universidade Federal de Lavras
  • Valderi de Castro Alcântara Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n52024467

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar as motivações e características do consumo de memes da internet por parte de seus consumidores habituais em redes sociais. Para tal fim, foi realizada uma pesquisa qualitativa com 27 consumidores de memes da internet altamente envolvidos com esse tipo de conteúdo. Foi utilizada a técnica bola de neve, em que os entrevistados indicam novos participantes até que não sejam obtidas novas informações. A análise dos dados contou com a análise de conteúdo de Bardin. Como resultado da pesquisa, a principal motivação para o consumo de memes da internet é devido ao seu teor cômico, sendo uma forma de lidar com o tédio, com a fuga da realidade e o alívio das tensões do dia a dia. Por ser um conteúdo leve e fácil de ser consumido, promove uma sensação de prazer instantâneo. Além da diversão, o consumo de memes também foi apontado como sendo uma fonte de informação, de identificação e socialização. O público que mais utiliza memes é considerado amplo, abrangendo uma diversidade de nichos, podendo variar de acordo com a faixa etária, orientação sexual, ocupação, cultura local, classe social, rede social que utiliza e tempo disponível no dia para ver memes. Este estudo colabora com a investigação de contextos particulares, possibilitando construções teóricas mais amplas e contribuindo para o avanço das pesquisas em comportamento do consumidor.

Biografia do Autor

Alyce Cardoso Campos, IFSULDEMINAS Campus Passos

Professora de Administração do IFSULDEMINAS Campus Passos. 

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Daniel Carvalho de Rezende, Universidade Federal de Lavras

Professor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

Doutor em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Valderi de Castro Alcântara, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras (UFLA).

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Publicado

2025-09-05

Como Citar

CARDOSO CAMPOS, A.; CARVALHO DE REZENDE, D.; DE CASTRO ALCÂNTARA, V. “Brazilians Would Rule the World If They Weren’t So Busy Making Memes”: : Motivations and Characteristics of Internet Meme Consumption. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 8, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v11n52024467. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/467. Acesso em: 8 set. 2025.