The game as a possibility to rescue mathematical language in an EJA class

Autores

  • Sabrina Aparecida Nascimento Instituto Federal do Sul de Minas Gerais
  • Amanda Luzia da Silva
  • Luciana Vanessa de Almeida Buranello

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n52024455

Resumo

O ensino para jovens e adultos frequentemente apresenta desafios, uma vez que esses alunos muitas vezes carregam traumas relacionados à disciplina de Matemática e enfrentam tabus enraizados em seu subconsciente. Portanto, é fundamental adotar diversas metodologias de ensino para garantir uma aprendizagem significativa. A utilização de jogos em aulas de Matemática oferece vantagens como o estímulo à cooperação e a aplicação de metodologias ativas de ensino. O jogo "Símbolo Oculto" foi desenvolvido com o intuito de utilizar a abordagem lúdica para avaliar a aprendizagem de uma turma de E.J.A. O objetivo é identificar o nível de conhecimento de cada aluno e, a partir disso, implementar intervenções para promover a equidade de aprendizagem em uma turma heterogênea. O jogo demonstrou sucesso na avaliação da aprendizagem, proporcionando insights sobre as dificuldades dos alunos e melhorando a comunicação das dúvidas por parte dos estudantes

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

APARECIDA NASCIMENTO, S.; LUZIA DA SILVA, A.; VANESSA DE ALMEIDA BURANELLO, L. The game as a possibility to rescue mathematical language in an EJA class. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 8, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v11n52024455. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/455. Acesso em: 8 set. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência