Artificial Intelligence and undergraduate courses in Brazil:

an analysis of guidelines and guiding documents

Autores

  • Lívia Carolina Vieira IFSULDEMINAS
  • Marcus Fernandes Marcusso Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Poços de Caldas, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n52024447

Resumo

Este artigo investigou a presença de orientações específicas para a integração da Inteligência Artificial (IA) nos cursos de licenciatura no Brasil, por meio da análise das diretrizes curriculares nacionais e documentos norteadores do Ministério da Educação. A pesquisa revelou a ausência de recomendações claras sobre a incorporação da IA nos currículos de formação de professores, identificando lacunas sobre como as tecnologias devem ser inseridas nos currículos de forma a preparar os docentes para um uso responsável de IA. Os resultados mostraram que a IA é pouco abordada nas diretrizes e que, quando as encontramos, estão mais relacionadas à usabilidade de ferramentas. A falta de orientações acaba levando a maior aceitabilidade do fenômeno de plataformização da educação, que tem, cada vez mais, sistemas de ensino dependentes de produtos e formação de grandes empresas. O estudo apontou para a importância de uma maior integração da IA nas diretrizes curriculares para preparar os futuros professores para lidarem com os desafios e oportunidades oferecidos pelas tecnologias já utilizadas na educação.

Biografia do Autor

Lívia Carolina Vieira, IFSULDEMINAS

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, Pedagogia pela Universidade Nove de Julho e Letras pela ETEP. Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). 

Marcus Fernandes Marcusso, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Poços de Caldas, Minas Gerais

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. 

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

VIEIRA, L. C.; FERNANDES MARCUSSO, M. Artificial Intelligence and undergraduate courses in Brazil: : an analysis of guidelines and guiding documents. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 8, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v11n52024447. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/447. Acesso em: 8 set. 2025.