Artificial Intelligence and undergraduate courses in Brazil:
an analysis of guidelines and guiding documents
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n52024447Resumo
Este artigo investigou a presença de orientações específicas para a integração da Inteligência Artificial (IA) nos cursos de licenciatura no Brasil, por meio da análise das diretrizes curriculares nacionais e documentos norteadores do Ministério da Educação. A pesquisa revelou a ausência de recomendações claras sobre a incorporação da IA nos currículos de formação de professores, identificando lacunas sobre como as tecnologias devem ser inseridas nos currículos de forma a preparar os docentes para um uso responsável de IA. Os resultados mostraram que a IA é pouco abordada nas diretrizes e que, quando as encontramos, estão mais relacionadas à usabilidade de ferramentas. A falta de orientações acaba levando a maior aceitabilidade do fenômeno de plataformização da educação, que tem, cada vez mais, sistemas de ensino dependentes de produtos e formação de grandes empresas. O estudo apontou para a importância de uma maior integração da IA nas diretrizes curriculares para preparar os futuros professores para lidarem com os desafios e oportunidades oferecidos pelas tecnologias já utilizadas na educação.
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