O PROJETO EPTV NA ESCOLA E A TENTATIVA DE EDUCAR E FIDELIZAR O PÚBLICO JOVEM À MÍDIA TRADICIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024433Resumo
Apesar do avanço avassalador das mídias digitais, a tradicional TV aberta brasileira ainda exerce influência na sociedade e, em muitas situações, é a principal fonte de informação e educação para milhões de pessoas. Há 24 anos, a rede de TV regional EPTV - Emissoras Pioneiras de Televisão - afiliada à Rede Globo de Televisão - desenvolve o projeto EPTV na Escola, um concurso de redação para estudantes do último ano do ensino fundamental. Diante das transformações sofridas pelos meios de comunicação, em que se observa uma tendência do público jovem a consumir conteúdo pelas plataformas digitais, propõe-se analisar - a partir da contextualização da Educomunicação como um campo da Ciência da Comunicação - concordando ou refutando, se o projeto supracitado pode ser considerado uma prática eficiente de educomunicação, em que os alunos são estimulados a desenvolver a escrita em sala de aula e, ao mesmo tempo, incentivados a acompanhar a programação da EPTV, veículo tradicional da TV aberta, que propõe o tema da redação com base em assuntos da atualidade. Para atingir o objetivo proposto, questiona-se: Houve aumento ou queda da adesão das escolas participantes nos últimos anos? As reportagens produzidas pela emissora sobre o tema da redação atingem esse público apenas pela transmissão tradicional ou também por outras plataformas midiáticas? O estudo caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir de relatórios e outros documentos fornecidos pela emissora. Serão analisados o regulamento oficial do projeto, a reportagem exibida sobre o tema proposto para a edição de 2023, relatórios de audiência encomendados pelo Grupo EP e relatórios fornecidos pelo projeto com o número de escolas e estudantes participantes ao longo dos anos. Para fundamentar a discussão, ancora-se teoricamente nos pressupostos do campo da Educomunicação por meio dos estudos de Soares (2002), Moran (1994), Citelli (2004), Setton (2010) e Schaun (2002).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.