O papel do livro didático no desenvolvimento da literacia midiática de alunos dos anos finais do ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024427Resumo
A sociedade atual exige de seus membros habilidades diferenciadas, entre elas está a literacia midiática. Desde bem jovens, os indivíduos precisam aprender a se relacionar criticamente com os diversos meios de comunicação e seus respectivos suportes. Consideramos que tais habilidades precisam ser aprendidas, que a escola é o local privilegiado para a formação cidadã e que o livro didático ocupa importante papel no processo de ensino-aprendizagem. Por isso, este artigo apresenta uma pesquisa exploratória, realizada por meio de abordagem quali-quanti, cujo objetivo é analisar como os livros da Editora Moderna, “Buriti Mais Português”, utilizados de 2019 a 2022, têm conferido ao desenvolvimento da literacia midiática de alunos dos anos finais do ensino fundamental I. A análise demonstra que esses livros possuem diversas atividades relevantes e servem como suporte ao trabalho docente no que se refere ao desenvolvimento da literacia midiática nos alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental I.
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