VACINAÇÃO INFANTIL DA COVID-19 E DESINFORMAÇÃO
A contribuição dos discursos políticos negacionistas para a proliferação da infodemia
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024421Resumo
A pandemia de covid-19 ampliou os discursos antivacina, a hesitação vacinal e potencializou fenômenos comunicacionais como a infodemia, a desinformação, a misinformação e as fake news. A partir dessa realidade, este estudo problematiza como os discursos negacionistas sobre a vacinação infantil da covid-19 podem contribuir para a proliferação da infodemia. Baseado no modelo dos ‘3Cs’ (confiança, complacência e conveniência) de hesitação vacinal desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde, foram analisadas 9 (nove) publicações de figuras políticas em três grupos do Facebook autodenominados antivacinação. Foi possível constatar que discursos negacionistas e antivacinas têm potencial para aumentar a hesitação vacinal e que, portanto, práticas educomunicativas em saúde precisam ser (re)pensadas com vistas a reestabelecer os índices exitosos de cobertura vacinal no Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.