Repensando a formação inicial docente para o Letramento Digital

Uma análise dos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024406

Resumo

A tecnologia transformou as relações sociais e revolucionou a forma com que o mundo se comunica, exigindo da educação uma nova forma de ensinar. A falta de preparo docente durante a pandemia evidenciou a necessidade de se repensar a formação inicial docente para o letramento digital. Neste estudo, analisamos os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciatura, ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), com intuito de identificar como o Letramento Digital e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) estão inseridos em seus componentes curriculares. A ausência de disciplinas que promovem o desenvolvimento de um profissional crítico-reflexivo para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) demonstra como a tecnologia ainda é entendida sob um ponto de vista instrumental, evidenciando a necessidade de revisão dos currículos para uma formação direcionada e crítica.

Biografia do Autor

Carolina Lima, IFSULDEMINAS

Carolina de Lima Ferreira Faria Bacharel em Ciências Biológicas com habilitação em Biotecnologia IFRJ Licenciada em Ciências Biológicas IFSULDEMINAS Pós-Graduada em Mídias e Educação IFSULDEMINAS

Luan Pazzini Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (ECO/PPGCOM-UFRJ) (2023). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2020). Jornalista, graduado em Comunicação Social - Jornalismo (UNISINOS) (2017). Pós-graduado em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário IBMR (2022) e Pós-Graduado em Formação de Professores na Educação Online - FAQI (2022). Professor Voluntário, atuando como orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Pós-Graduação latu sensu em Mídias e Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), campus Passos. Editor e revisor de textos diversos. É diretor da empresa Pazzini Comunicacion, Brasil, especializada em supervisão de Projetos diversos e formatação de trabalhamos acadêmicos.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

DE LIMA FERREIRA FARIA, C. .; BITTENCOURT, L. P. Repensando a formação inicial docente para o Letramento Digital: Uma análise dos cursos de licenciatura do IFSULDEMINAS. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 4, 2024. DOI: 10.18406/2359-1269v11n42024406. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/406. Acesso em: 25 jul. 2024.