A biblioteca na visão dos gestores escolares

mapeamento da ausência de bibliotecários num recorte de escolas públicas de uma região de Belo Horizonte

Autores

  • Josianne Cardoso Prado
  • Danilo Vizibeli IFSULDEMINAS

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n22024391

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar e compreender o contexto das bibliotecas em algumas escolas públicas do estado de Minas Gerais, das superintendências de ensino denominadas regiões Metropolitana B e C da cidade de Belo Horizonte da Secretaria de Estado da Educação/MG. Os estudos bibliográficos mostram que as bibliotecas escolares são tratadas, muitas vezes, de forma desarticulada do ensino, cumprindo um papel desconexo, limitado, sem importância e, com isso, inevitavelmente, sendo ambientes descartados e subutilizados dentro da escola. Compreende-se a necessidade de uma boa gestão escolar para promover o bom desenvolvimento das bibliotecas e, para isso, a pesquisa objetiva, especificamente, perceber a visão dos gestores escolares acerca deste espaço no ambiente da escola. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line enviado aos diretores das escolas. A motivação para este estudo parte do noticiário da mídia comum onde são divulgadas constantemente infrações às legislações vigentes sobre a obrigatoriedade do profissional bibliotecário nas bibliotecas escolares. Diante desse cenário, a aplicação desta pesquisa é uma maneira de embrenhar nesses ambientes em busca por informações que de alguma maneira traduzam o que de fato sustenta a redução da biblioteca nas escolas de Minas Gerais. Amparamo-nos em autores como Silva (1994), Milanesi (1983), Freire (1993) sobre a biblioteca e a importância do ato de ler.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

CARDOSO PRADO, J.; VIZIBELI, D. A biblioteca na visão dos gestores escolares: mapeamento da ausência de bibliotecários num recorte de escolas públicas de uma região de Belo Horizonte. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 2, 2024. DOI: 10.18406/2359-1269v11n22024391. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/391. Acesso em: 21 dez. 2024.