Hemotransfusão em testemunhas de Jeová: interpretação dos tribunais do sudeste brasileiro sobre esse dilema constitucional e médico
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n22023347Resumo
O médico, em seu dever de proteção a vida, pode encontrar como antagonista a liberdade religiosa, colocando-o na difícil missão de decidir entre o direito à vida, a liberdade religiosa e a autonomia da vontade. Essa controvérsia acaba muitas vezes em Tribunais de Justiça. Os tribunais brasileiros analisam os direitos fundamentais à luz da Constituição Federal, estabelecendo em suas decisões teses e precedentes que orientam a atividade médica cotidiana. Este artigo foi concebido a partir de pesquisa documental nas bases dos Tribunais de Justiça do sudeste, buscando evidenciar os lastros decisórios das cortes colegiadas, comparando o entendimento extraído com as orientações do Conselho Federal de Medicina, literatura médica e jurisprudência de outros países, buscando contribuir para o debate e para o esclarecimento da conduta médica defronte ao dilema que constitui a transfusão sanguínea em pacientes testemunhas de jeová.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eixos Tech

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.