Percepção e perspectivas sobre o Mercado Financeiro de universitários de uma universidade de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v9n12022317

Palavras-chave:

Finanças pessoais, Investimento, Educação financeira

Resumo

O objetivo deste presente estudo foi investigar a percepção sobre Mercado Financeiro de universitários dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis em uma universidade de Minas Gerais. Para tanto, buscou-se investigar alunos que estivessem cursando ambos os cursos no momento da pesquisa por meio de um método básico, descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa com coleta de dados no local de pesquisa por meio de questionário fechado de múltipla escolha. A partir da amostra não probabilística de alunos dos citados cursos, em uma população de 515, foi possível levantar dados para compreender a percepção e perspectiva dos alunos sobre o Mercado Financeiro. A maioria dos alunos, 58,3%, consideram que seus conhecimentos são ao menos razoável sobre o Mercado Financeiro e que seu perfil é propenso ao risco. Os itens principais levados em conta ao optar por investimento, são taxa de retorno e risco do investimento, com 48,8% e 28,6%, enquanto o investimento preferido foi a poupança, com 39,2% das respostas, enquanto esse também é considerado o mais seguro por 69% dos alunos. Também se verificou que 48,8% preferem investir por conta própria, e 88,7% acham melhor investimentos diversificados. Por fim ao final da graduação, 89,3% dos alunos pretendem realizar cursos específicos para aprofundamento dos conhecimentos.

Biografia do Autor

Davi Lemos Reis, Universidade do Estado de Minas Gerais

Departamento de Ciências Geremciais Aplicadas; Ciências contábeis; Administração

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Publicado

2023-03-31

Como Citar

REIS, D. L. Percepção e perspectivas sobre o Mercado Financeiro de universitários de uma universidade de Minas Gerais. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 9, n. 1, 2023. DOI: 10.18406/2359-1269v9n12022317. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/317. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos