MOTIVAÇÕES PARA O EMPREENDEDORISMO: OPORTUNIDADE OU NECESSIDADE REFLETEM COMPLETAMENTE AS NUANCES DAS MOTIVAÇÕES PARA A CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS?
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n12023305Palavras-chave:
Empreendedorismo, Motivação, Oportunidade, NecessidadeResumo
Dada a relevância do tema empreendedorismo a nível mundial e reconhecendo que as motivações para atividade empreendedora podem não mais estar refletidas na dicotomia por oportunidade ou necessidade, esse trabalho tem por objetivo identificar a natureza da motivação empreendedora de uma empresária do município de Passos-MG. De modo, a averiguar se tal dualismo reflete as nuances das motivações para engajamento na atividade empreendedora. Um levantamento bibliográfico efetuado, demonstrou que alguns estudos sugerem a existência de motivações múltiplas, enquanto outros abarcam o pressuposto da interação entre diversos motivos. O trabalho foi realizado na empresa English Extreme caracterizada como uma empresa prestadora de serviço, atuando no ramo de ensino de idioma, em específico o inglês, já há 25 anos. Para tanto foi efetuado uma entrevista de cunho qualitativo, com análise segundo o método de análise de conteúdo de forma a se obter os dados necessários ao resultado da pesquisa. Através dos resultados obtidos foi constatado que a principal motivação para engajamento na atividade empreendedora não foi caracterizada nem como oportunidade, nem como necessidade, contrariando os principais estudos e pesquisas acerca do tema, vindo a se constatar também a existência de motivações múltiplas e interação entre os motivos. Esses resultados contribuem para que novas pesquisas sejam realizadas, vindo a provocar avanços no desenvolvimento do empreendedorismo no país e no mundo.
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. 3ª reimp. da 1ª. ed. São Paulo: Edições 70, 2011. ISBN 978-85-62938•04-7.
CHIAVENATO, I. EMPREENDEDORISMO DANDO ASAS AO ESPÍRITO EMPREENDEDOR: Empreendedorismo e viabilização de novas empresas: Um guia eficiente para iniciar e tocar seu próprio negócio. 2ª Revista e atualizada. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.
CORRÊA, V. S.; VALE, G. M. V. A Dinâmica das Motivações Empreendedoras: Uma Investigação Retrospectiva. PRETEXTO, Belo Horizonte, v. 14, n. 4, p. 11-28, Out/Dez 2013. ISSN ISSN 1984-6983.
DOLABELA, F. O Segredo de Luísa. Rio de Janeiro: Sextante, 2008. ISBN 978-85-7542-338-7.
DORNELAS, J. Empreendedorismo para visionários: Desenvolvendo negócios inovadores para um mundo em transformação. 1. ed. Rio de Janeiro: Empreende/ LTC, 2016. ISBN 978-85-216-2442-4.
DORNELAS, J. Empreendedorismo, transformando ideias em negócios. 7ª. ed. São Paulo: Empreende, 2018. ISBN 978-85-66103-07-6.
DUARTE, J.; BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 4. reimpr - 2ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010. ISBN 978-85-224-4533-2.
ENDEAVOR BRASIL. Empreendedores Brasileiros: Perfis e Percepções, 2013. Disponivel em: <https://endeavor.org.br/ambiente/pesquisa-empreendedores-brasileiros/>. Acesso em: 8 Junho 2021.
GEM. IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Empreendedorismo no Brasil - 2001, 2001. Disponível em: <https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2016/09/Empreendedorismo-no-Brasil-2001.pdf>. Acesso em: 20 Junho 2021.
GEM. IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Empreendedorismo no Brasil - 2018, 2019. Disponível em: <https://ibqp.org.br/PDF%20GEM/Livro%20Empreendedorismo%20no%20Brasil%20-%20web%20compactado.pdf>. Acesso em: 20 Junho 2021.
GEM. IBQP - Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade. Empreendedorismo no Brasil - 2019, 2020. Disponível em: <https://ibqp.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Empreendedorismo-no-Brasil-GEM-2019.pdf>. Acesso em: 27 Março 2021.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. D. A. Fundamentos de metodologia científica. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2003. ISBN 85-224-3397-6.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. D. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2ª. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. ISBN 978-85-7717-158-3.
SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Fatores Condicionantes e Taxas de Sobrevivência e Mortalidade das Micro e Pequenas Empresas no Brasil 2003-2005, 2007. Disponível em: <http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/8F5BDE79736CB99483257447006CBAD3/$File/NT00037936.pdf>. Acesso em: 06 Junho 2021.
VALE, G. M. V.; CORRÊA, V. S.; REIS, R. F. D. Motivações para o Empreendedorismo: Necessidade Versus Oportunidade? Rev. Adm. Contemporânea, Curitiba, v. 18, n. 3, p. 311-327, Junho 2014. ISSN 1982-7849.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 João Marcos Fernandino Evangelista, Leandro Garcia Braga, GUSTAVO CLEMENTE VALADARES, Paula Lopes de Oliveira Maia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.