MOTIVAÇÕES PARA O EMPREENDEDORISMO: OPORTUNIDADE OU NECESSIDADE REFLETEM COMPLETAMENTE AS NUANCES DAS MOTIVAÇÕES PARA A CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS?

Autores

  • João Marcos Fernandino Evangelista IFSULDEMINAS - PASSOS https://orcid.org/0009-0001-9952-5880
  • Leandro Garcia Braga IFSULDEMINAS - CAMPUS PASSOS
  • GUSTAVO CLEMENTE VALADARES IFSULDEMINAS - Passos
  • Paula Lopes de Oliveira Maia IFSULDEMINAS - Passos

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n12023305

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Motivação, Oportunidade, Necessidade

Resumo

Dada a relevância do tema empreendedorismo a nível mundial e reconhecendo que as motivações para atividade empreendedora podem não mais estar refletidas na dicotomia por oportunidade ou necessidade, esse trabalho tem por objetivo identificar a natureza da motivação empreendedora de uma empresária do município de Passos-MG. De modo, a averiguar se tal dualismo reflete as nuances das motivações para engajamento na atividade empreendedora. Um levantamento bibliográfico efetuado, demonstrou que alguns estudos sugerem a existência de motivações múltiplas, enquanto outros abarcam o pressuposto da interação entre diversos motivos. O trabalho foi realizado na empresa English Extreme caracterizada como uma empresa prestadora de serviço, atuando no ramo de ensino de idioma, em específico o inglês, já há 25 anos.  Para tanto foi efetuado uma entrevista de cunho qualitativo, com análise segundo o método de análise de conteúdo de forma a se obter os dados necessários ao resultado da pesquisa. Através dos resultados obtidos foi constatado que a principal motivação para engajamento na atividade empreendedora não foi caracterizada nem como oportunidade, nem como necessidade, contrariando os principais estudos e pesquisas acerca do tema, vindo a se constatar também a existência de motivações múltiplas e interação entre os motivos. Esses resultados contribuem para que novas pesquisas sejam realizadas, vindo a provocar avanços no desenvolvimento do empreendedorismo no país e no mundo.

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Publicado

2023-05-26

Como Citar

EVANGELISTA, J. M. F.; BRAGA, L. G.; VALADARES, G. C.; MAIA, P. L. de O. MOTIVAÇÕES PARA O EMPREENDEDORISMO: OPORTUNIDADE OU NECESSIDADE REFLETEM COMPLETAMENTE AS NUANCES DAS MOTIVAÇÕES PARA A CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS?. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 10, n. 1, 2023. DOI: 10.18406/2359-1269v10n12023305. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/305. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos