Principais adversidades geradas pela pandemia na fabricação e venda de móveis rústicos, na percepção de um empreendedor de uma pequena indústria moveleira
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n12023296Palavras-chave:
Empreendedorismo, Setor moveleiro, Adversidades, Pandemia.Resumo
Com a pandemia do Covid 19, muitas foram as dificuldades enfrentadas pelo setor moveleiro. Essa pesquisa foi feita com o intuito de observar quais foram as adversidades enfrentadas na percepção de um empreendedor de uma pequena indústria moveleira. A pesquisa teve como objetivos específicos: (1) identificar as principais dificuldades enfrentadas na percepção do empreendedor; (2) verificar os processos de fabricação e venda que foram alterados pela indústria para continuar realizando suas atividades no contexto da pandemia; (3) mapear quais alterações se fizeram necessárias ao abastecimento de matéria prima, principalmente a madeira e por fim (4) identificar as demais medidas que foram necessárias para manter a sobrevivência da empresa (corte de pessoal, custos em geral e etc). A fim de atingir os objetivos, foi feita uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, por meio do método de estudo de caso. As técnicas selecionadas para a coleta de dados foram a da entrevista com roteiro semiestruturado e observação não participante. Os dados foram compreendidos por meio da análise de conteúdo. Como resultados da pesquisa, observou-se que, dentre as principais adversidades, pode-se citar a paralisação temporária da produção, o aumento significativo do valor da madeira – principal matéria prima utilizada, aumento dos combustíveis, impactando diretamente o valor do frete e, consequentemente, o custo do produto, que ocasionou a redução das vendas e o aumento da inadimplência.
Referências
BARRETO, Luís Pereira. Educação para o empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade católica de Salvador, 1998.
CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva,2004.
CRESWELL, John Ward. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Mgda Lopes. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010
DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. São Paulo: Editora Sextante, 2008.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier. 3 ed., 2008.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. Porto Alegre: Editora Bookman, 2004
Jornal Amanhã – Notícia Economia 2020
Disponível em: https://amanha.com.br/categoria/economia/micro-e-pequenas-empresas-devem-ter-acesso-a-credito-esta-semana. Acesso em: 14 de outubro de 2022
LEITE, Andreia; OLIVEIRA, Filipe. Empreendedorismo e Novas Tendências.2007
MALHOTRA, Naresh K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
Portal da Industria - CNI (Confederação Nacional da Industria) – Artigo Março 2020 – Disponível em: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/e3/93/e3934e0c-ccd3-46a7-b155-8b76233d7823/panorana_da_pequena_industria_jan-mar2022.pdf. Acesso em: 19 de outubro de 2022
Revista de Empreendedorismo e Negócios – 2015. Artigo Empreendedorismo: Conceitos e Definições - Adelar Francisco Baggio Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Daniel Knebel Baggio Doutor em Contabilidade pela Universidade de Zaragoza.
Disponível: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/viewFile/612/522. Acesso em: 15 de novembro de 2022
SEBRAE - Agência Sebrae de Notícias 2020 – Disponível em: https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/brasil-deve-atingir-marca-historica-de-empreendedorismo-em-2020,d9c76d10f3e92710VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=Em%202019%2C%20a%20GEM%20apontou,da%20s%C3%A9rie%20hist%C3%B3rica%20desta%20vari%C3%A1vel. Acesso em: 19 de agosto de 2022
SEBRAE 2020. Brasil deve atingir marca histórica de empreendedorismo
em 2020. São Paulo, 10 de jun. de 2020. Disponível em:
https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/brasil-deve-atingir-marca-historica-de-empreendedorismo-em-2020,d9c76d10f3e92710VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=Em%202019%2C%20a%20GEM%20apontou,da%20s%C3% A9rie%20hist%C3%B3rica%20desta%20vari%C3%A1vel Acesso em: 12 de julho de 2022.
SEBRAE – EMPREENDEDORISMO – 29 de junho de 2021.
Disponível em:
https://www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-empreendedorismo. Acesso em : 12 de julho de 2022
SERASA EXPERIAN – Análise de dados - São Paulo, 27 de maio de 2021 Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/analise-de-dados/mais-de-um-milhao-e-meio-de-pessoas-se-tornaram-inadimplentes-em-2021-mostra-serasa-experian/ . Acesso em : 19 de novembro de 2022.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Stephanie Duarte Estéban, Thais Rodrigues de Almeida Acorinte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.