Principais adversidades geradas pela pandemia na fabricação e venda de móveis rústicos, na percepção de um empreendedor de uma pequena indústria moveleira

Autores

  • Stephanie Duarte Estéban UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais; IFSULDEMINAS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas. https://orcid.org/0000-0003-3121-2818
  • Thais Rodrigues de Almeida Acorinte IFSULDEMINAS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas.

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n12023296

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Setor moveleiro, Adversidades, Pandemia.

Resumo

Com a pandemia do Covid 19, muitas foram as dificuldades enfrentadas pelo setor moveleiro. Essa pesquisa foi feita com o intuito de observar quais foram as adversidades enfrentadas na percepção de um empreendedor de uma pequena indústria moveleira. A pesquisa teve como objetivos específicos: (1) identificar as principais dificuldades enfrentadas na percepção do empreendedor; (2) verificar os processos de fabricação e venda que foram alterados pela indústria para continuar realizando suas atividades no contexto da pandemia; (3) mapear quais alterações se fizeram necessárias ao abastecimento de matéria prima, principalmente a madeira e por fim (4) identificar as demais medidas que foram necessárias para manter a sobrevivência da empresa (corte de pessoal, custos em geral e etc). A fim de atingir os objetivos, foi feita uma pesquisa exploratória, de cunho qualitativo, por meio do método de estudo de caso. As técnicas selecionadas para a coleta de dados foram a da entrevista com roteiro semiestruturado e observação não participante. Os dados foram compreendidos por meio da análise de conteúdo. Como resultados da pesquisa, observou-se que, dentre as principais adversidades, pode-se citar a paralisação temporária da produção, o aumento significativo do valor da madeira – principal matéria prima utilizada, aumento dos combustíveis, impactando diretamente o valor do frete e, consequentemente, o custo do produto, que ocasionou a redução das vendas e o aumento da inadimplência.

Referências

BARRETO, Luís Pereira. Educação para o empreendedorismo. Salvador: Escola de Administração de Empresas da Universidade católica de Salvador, 1998.

CASTRO, Cláudio de Moura. A prática da pesquisa. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo: dando asas ao espírito empreendedor. São Paulo: Saraiva,2004.

CRESWELL, John Ward. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto; tradução Mgda Lopes. 3 ed. Porto Alegre: ARTMED, 2010

DOLABELA, Fernando. O segredo de Luísa. São Paulo: Editora Sextante, 2008.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. Rio de Janeiro: Elsevier. 3 ed., 2008.

HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. Porto Alegre: Editora Bookman, 2004

Jornal Amanhã – Notícia Economia 2020

Disponível em: https://amanha.com.br/categoria/economia/micro-e-pequenas-empresas-devem-ter-acesso-a-credito-esta-semana. Acesso em: 14 de outubro de 2022

LEITE, Andreia; OLIVEIRA, Filipe. Empreendedorismo e Novas Tendências.2007

MALHOTRA, Naresh K. et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

Portal da Industria - CNI (Confederação Nacional da Industria) – Artigo Março 2020 – Disponível em: https://static.portaldaindustria.com.br/media/filer_public/e3/93/e3934e0c-ccd3-46a7-b155-8b76233d7823/panorana_da_pequena_industria_jan-mar2022.pdf. Acesso em: 19 de outubro de 2022

Revista de Empreendedorismo e Negócios – 2015. Artigo Empreendedorismo: Conceitos e Definições - Adelar Francisco Baggio Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Daniel Knebel Baggio Doutor em Contabilidade pela Universidade de Zaragoza.

Disponível: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/viewFile/612/522. Acesso em: 15 de novembro de 2022

SEBRAE - Agência Sebrae de Notícias 2020 – Disponível em: https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/brasil-deve-atingir-marca-historica-de-empreendedorismo-em-2020,d9c76d10f3e92710VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=Em%202019%2C%20a%20GEM%20apontou,da%20s%C3%A9rie%20hist%C3%B3rica%20desta%20vari%C3%A1vel. Acesso em: 19 de agosto de 2022

SEBRAE 2020. Brasil deve atingir marca histórica de empreendedorismo

em 2020. São Paulo, 10 de jun. de 2020. Disponível em:

https://www.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/NA/brasil-deve-atingir-marca-historica-de-empreendedorismo-em-2020,d9c76d10f3e92710VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=Em%202019%2C%20a%20GEM%20apontou,da%20s%C3% A9rie%20hist%C3%B3rica%20desta%20vari%C3%A1vel Acesso em: 12 de julho de 2022.

SEBRAE – EMPREENDEDORISMO – 29 de junho de 2021.

Disponível em:

https://www.sebrae-sc.com.br/blog/o-que-e-empreendedorismo. Acesso em : 12 de julho de 2022

SERASA EXPERIAN – Análise de dados - São Paulo, 27 de maio de 2021 Disponível em: https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/analise-de-dados/mais-de-um-milhao-e-meio-de-pessoas-se-tornaram-inadimplentes-em-2021-mostra-serasa-experian/ . Acesso em : 19 de novembro de 2022.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

ESTÉBAN, S. D.; ACORINTE, T. R. de A. Principais adversidades geradas pela pandemia na fabricação e venda de móveis rústicos, na percepção de um empreendedor de uma pequena indústria moveleira. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 10, n. 1, 2023. DOI: 10.18406/2359-1269v10n12023296. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/296. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos