A ELABORAÇÃO DE UM JORNAL IMPRESSO COM ESTRATÉGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v9n12022288

Palavras-chave:

Educação, Comunicação, Mídias, Estratégias Ativas.

Resumo

Este trabalho relata o desenvolvimento de uma experiência com alunos no âmbito do Projeto Criar/SESC. O objetivo foi desenvolver oficinas com alunos da educação infantil sobre o jornal impresso. Foram utilizadas ferramentas lúdicas e interativas no processo de ensino e aprendizagem, de modo que os alunos tiveram a oportunidade de compartilhar com os colegas e a pesquisadora os seus conhecimentos prévios. A partir dos pressupostos da análise textual discursiva, podemos afirmar que foi fundamental a intervenção docente para a consolidação dos conceitos pelos alunos, bem como para a realização de uma reflexão crítica sobre o tema abordado. Durante as atividades os alunos sentiram-se motivados e interessados na criação do seu jornal o que tornou o processo de ensino e aprendizagem divertido e efetivo.

Biografia do Autor

Carolina Ferreira Pereira, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Publicitária, Pedagoga, especialista em Mídias e Educação e graduanda na especialização em Língua, linguagem e educação

Referências

BLOOM, B. Taxonomia de Objetivos Educacionais. Domínio Cognitivo. Ed. Globo, Porto Alegre, 2001.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FONTANA, R.A.C.; CRUZ, M.N. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1999.

GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas, a teoria na prática. Porto Alegre: 2000

MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Atividades lúdicas para educação infantil: conceitos, orientações e práticas. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MORAES, R., GALIAZZI, M. do C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência e Educação, v. 12, n. 1, 0. 117-128, 2006.

PIAJET, J. (1982). Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

PEREIRA, C. F. A ELABORAÇÃO DE UM JORNAL IMPRESSO COM ESTRATÉGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 9, n. 1, 2023. DOI: 10.18406/2359-1269v9n12022288. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/288. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos