DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS POR MEIO DO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v9n12022285

Palavras-chave:

Necessidades Educativas Especiais, Tecnologia Assistiva, Novas Tecnologias, Inclusão.

Resumo

A constante evolução das novas tecnologias traz desafios para todos, especialmente para pais e educadores. Ao mesmo tempo que apresentam benefícios, esse avanço modifica a todo o instante o modo de viver do ser humano. Pensando no exposto acima, essa pesquisa tem como objetivo analisar quais são as possibilidades apresentadas pelas produções científicas desenvolvidas nas Universidades Públicas brasileiras, de 2016 a 2020, referente à utilização da Tecnologia Assistiva (TA) como forma de inclusão para alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para isso o estudo aborda ainda uso da TA e qual o seu papel na inclusão de alunos com NEE. Além de conhecer essas tecnologias, se fez necessário compreender as suas classificações e categorias, mostrando como elas estão inseridas na rotina escolar. Também foi abordado o papel da TA na educação e as barreiras enfrentadas para que se tenha acesso aos seus recursos. As pesquisas analisadas mostram a luta existente em diversos campos sociais, com o objetivo de promover a inclusão como forma de ver e de interagir com alunos com NEE. Por meio das pesquisas foi possível concluir que é essencial propor novas formas de ensino e aprendizagem por meio do uso de Tecnologia Assistiva. Conclui-se também que o uso de TAs proporcionam novas formas de viver para aqueles que outrora foram segregados, sejam eles alunos com NEE permanente ou temporária, auxiliando-os a participar da vida social.

Biografia do Autor

Hernandes Leite Gonçalves, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

É professor na Rede Municipal de Carmo do Rio Claro. Possui Bacharelado em Direito e Licenciatura em Pedagogia. É especialista em Gestão Escolar Integradora e especialista Lato Sensu em Mídias e Educação pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais – IFSULDEMINAS.

Luan Pazzini Bittencourt, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (ECO/PPGCOM-UFRJ) (2023). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) (2020). Jornalista, graduado em Comunicação Social - Jornalismo (UNISINOS) (2017). Pós-graduado em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário IBMR (2022) e Pós-Graduado em Formação de Professores na Educação Online - FAQI (2022). Professor Voluntário, atuando como orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Pós-Graduação latu sensu em Mídias e Educação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais IFSULDEMINAS - campus Passos. Editor e revisor de textos diversos. É diretor da empresa Pazzini Comunicacion, Brasil, especializada em supervisão de Projetos diversos e formatação de trabalhamos acadêmicos.

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Publicado

2023-03-30

Como Citar

GONÇALVES, H. L.; BITTENCOURT, L. P. DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS POR MEIO DO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 9, n. 1, 2023. DOI: 10.18406/2359-1269v9n12022285. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/285. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos