A PERSPECTIVA BLOCKCHAIN NAS COMPRAS GOVERNAMENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v8n12021278Palavras-chave:
Blockchain, Licitações, Governança, Auditabilidade, Administração PúblicaResumo
A tecnologia que serve de base para os criptoativos (ou criptomoedas) é considerada uma das principais tendências para a transformação digital. Disruptiva por essência, a tecnologia blockchain (ou cadeia de blocos) pode contribuir para promover otimização em vários contextos da atuação humana. O presente trabalho tem por finalidade mapear o processo de compras compartilhadas de TIC do Instituto Federal Sul de Minas e apresentar abordagens possíveis para otimização. A partir de concepções baseadas na arquitetura blockchain foram exploradas abordagens possíveis de correção aos problemas de fluxo identificados, observando aspectos de desburocratização e de desintermediação, sem deixar de assegurar a integridade, a auditabilidade e a rastreabilidade que devem ser inerentes às licitações públicas. Os resultados, embora sejam conclusivos para o escopo do estudo, são intermediários por se tratarem de uma proposta a ser implementada: diagramas obtidos a partir do mapeamento do processo que permitiram abstrair (visualmente) suas etapas; e proposta de abordagem que representa como poderia ser a realização do processo implementado em uma plataforma blockchain.Referências
SADOUSKAYA, K. (2017), Adoption of Blockchain Technology in Supply Chain and Logistics, Unpublished Bachelor’s Thesis, Kymenlaakso University of Applied Sciences, Kotka, Finland.
MOUGAYAR, W.. Blockchain para negócios: promessa prática e aplicação da nova tecnologia da internet. Rio de Janeiro: Alta Books. 2017.
SWI.swissinfo.ch. Como o blockchain pode afetar em breve a vida cotidiana, 2017. Disponível em: https://www.swissinfo.ch/por/transa%C3%A7%C3%B5es-digitais_como-o-blockchain-pode-afetar-em-breve-a-vida-cotidiana/43643288. Acesso em: 01 de outubro de 2020.
Serviço Federal de Processamento de Dados – SERPRO. Blockchain é a nova aposta tecnológica do Serpro. 2017. Disponível em: http://www.serpro.gov.br/menu/imprensa/Releases/blockchain-e-a-nova-aposta-tecnologica-do-serpro. Acesso em: 28 junho de 2020.
OJO, Adegboyega; ADEBAYO, Samuel. Blockchain as a Next Generation Government Information Infrastructure: a review of initiatives in d5 countries. Public Administration And Information Technology, [S.L.], p. 283-298, 2017. Springer International Publishing. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-63743-3_11.
Governo da Estonia. E-ESTONIA. 2018. Disponível em: https://e-estonia.com/. Acesso em: 22 de abril de 2020.
MPOG. Licitações e Contratos | Pregão Eletrônico. Disponível em: https://www.gov.br/cgu/pt-br/acesso-a-informacao/licitacoes-e-contratos. Acesso em: Jan. 2021.
GORDON MURRAY, J.; RENTELL, P. G.; GEERE, D. Procurement as a shared service in English local government. International Journal of Public Sector Management, v. 21, n. 5, p. 540-555, 2008.
FERRER, Florencia; SANTANA, Jair Eduardo. (Coord.) Compras Públicas Brasil. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.
FENILI, Renato. Boas práticas administrativas em compras e contratações públicas. Rio de Janeiro: Impetus, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.