AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v7n12020274Palavras-chave:
Indisciplina, afetividade, Emoções, AprendizadoResumo
A indisciplina escolar é uma pauta constante dentro das discussões sobre a atual situação da educação. A definição de indisciplina é algo mutável, e depende de questões culturais, de época, lugar e contexto. Uma das formas de compreensão é de que os atos indisciplinados são uma forma de defesa dos diversos tipos de violência que os jovens sofrem diariamente e pensar dessa forma faz com que os professores modifiquem seu olhar em relação aos alunos. Henri Wallon em sua teoria defendeu que todos os indivíduos são incessantemente afetados por diversos estímulos, como por exemplo: o olhar do outro. Entender que diversos elementos, tanto internos quanto externos, afetam diretamente as ações do aluno, pode auxiliar nos estudos sobre a indisciplina escolar.
Referências
GRATIOT-ALFANDÉRY, Hélène; tradução e organização: Patrícia Junqueira. Henri Wallon – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana. 2010.
LA TAILLE, Yves de, OLIVEIRA, Marta Kohl de, DANTAS, Heloysa. 1992. Piaget, Vygotsky, Wallon – teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus.
MIOTO, Regina Célia, LIMA, Telma Cristiane. 2007. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Florianópolis: Rev. Katálysis.
PARRAT-DAYAN, Silvia. Como enfrentar a indisciplina na escola. São Paulo: Contexto, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.