AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v7n12020274

Palavras-chave:

Indisciplina, afetividade, Emoções, Aprendizado

Resumo

A indisciplina escolar é uma pauta constante dentro das discussões sobre a atual situação da educação. A definição de indisciplina é algo mutável, e depende de questões culturais, de época, lugar e contexto. Uma das formas de compreensão é de que os atos indisciplinados são uma forma de defesa dos diversos tipos de violência que os jovens sofrem diariamente e pensar dessa forma faz com que os professores modifiquem seu olhar em relação aos alunos. Henri Wallon em sua teoria defendeu que todos os indivíduos são incessantemente afetados por diversos estímulos, como por exemplo: o olhar do outro. Entender que diversos elementos, tanto internos quanto externos, afetam diretamente as ações do aluno, pode auxiliar nos estudos sobre a indisciplina escolar.

 

Biografia do Autor

Wanessa Alves Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas

Pós-graduanda em Ensino de Humanidades no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas

Referências

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Publicado

2020-07-08

Como Citar

CARVALHO, W. A. AFETIVIDADE E INDISCIPLINA ESCOLAR: Os Aspectos da Indisciplina Escolar na Perspectiva Walloniana. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v7n12020274. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/274. Acesso em: 3 maio. 2024.