O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: aspectos legais e históricos da lei nº 10.639/2003

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v7n12020267

Palavras-chave:

Lei nº 10.639, legislação, manifestações sociais

Resumo

Este estudo considera o processo histórico que demarca a caracterização do negro na formação da população
brasileira. Conscientes das desigualdades e discriminações que atingem essa população, é imprescindível discutir em
um trabalho científico, as demandas por reconhecimento de suas diversidades sociais, étnico-raciais e culturais nos
estabelecimentos de ensino. Analisaremos os termos igualdade, liberdade e respeito pela vertente da temática “o ensino
de história e cultura afro-brasileira” para salientar a relevância da lei nº 10.639/2003 em seus aspectos legais, históricos
e sociais. Para atingir esse propósito, apresentamos a lei e discorremos sobre seu percurso de elaboração, considerando
os agentes sociais participativos desse processo.

Biografia do Autor

Rafaela Borges Oliveira, Instituto Federal do Sul de Minas

Pós graduanda na especialização Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal do Sul de Minas. 

Graduada no curso Licenciatura em Pedagia, pela Universidade do Estado de Minas Gerias.

Referências

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da

educação nacional. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>.

Acesso em: 12 out.2019.

COELHO, Mauro Cezar; COELHO, Wilma Nazaré Baía. O ensino de história e os desafios da

diversidade: a conformação da consciência histórica nos processos de implementação da lei nº

639/2003. In: GONTIJO, Rebeca; MAGALHÃES, Marcelo e ROCHA, Helenice (orgs.). O

ensino de história em questão: cultura histórica, usos do passado. Rio de Janeiro: FGV Editora,

, p. 283-303.

COELHO, Wilma Nazaré Baía; SANTOS, Raquel Amorim dos; SILVA, Rosângela Maria de

Nazaré Barbosa e. História da África e dos africanos na educação brasileira: mito ou realidade nos

anos da Lei nº 10.639/2003?. In: COELHO, Wilma Nazaré Baía et al. (orgs.). A lei nº

639/2003: pesquisas e debates. São Paulo: Livraria da Física, 2014- Coleção de professores e

relações étnico-raciais, p. 107-143.

FERREIRA, Marcia Serra; TORRES, Marcele Xavier. O currículo de história: reflexões sobre a

problemática da mudança a partir da lei 10.639/2003. In: MONTEIRO, Ana Maria et al. (orgs.).

Pesquisa em ensino de história: entre desafios epistemológicos e apostas políticas. Rio de Janeiro:

Mauad X: Faperj, 2014, p. 83-96.

Downloads

Publicado

2020-07-08

Como Citar

OLIVEIRA, R. B. O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: aspectos legais e históricos da lei nº 10.639/2003. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v7n12020267. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/267. Acesso em: 4 maio. 2024.