Os desafios do currículo de Sociologia na Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v7n12020266

Palavras-chave:

Sociologia, educação básica, currículo.

Resumo

Com a publicação em 2018 da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, novas alterações se deram no modelo organizacional das disciplinas e dos seus currículos. A Sociologia, agora componente da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, se depara com a necessidade de reformular suas concepções de ensino. Para tanto, cabe discutir a sua institucionalização na educação básica e identificar os novos desafios que a proposta curricular apresenta. São estas questões que julgo urgentes e que me dedico neste artigo, sem a pretensão de oferecer respostas, mas de maneira crítica propor uma análise e problematizar a sua pertinência na educação, em especial, no Ensino Médio brasileiro.

Biografia do Autor

Saulo Gutierrez de Menezes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas- Campus Passos

Formado em Sociologia pela Universidade Estadual de São Paulo, campus Araraquara. pós-graduando em Ensino de Humanidades pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas- Campus Passos

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Publicado

2020-07-08

Como Citar

DE MENEZES, S. G. Os desafios do currículo de Sociologia na Base Nacional Comum Curricular. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 7, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v7n12020266. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/266. Acesso em: 14 nov. 2024.