EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E SAÚDE MENTAL: Prática e Formação

Autores

  • Glaucia Marina Furini Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Ana Paula Lopes Universidade do Estado de Minas Gerais<span style="white-space: pre;"> </span>
  • Camilla Silva Machado Graciano Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Débora de Souza Nogueira Universidade do Estado de Minas Gerais <span style="white-space: pre;"> </span>
  • Frederico Silveira Santos Universidade do Estado de Minas Gerais<span style="white-space: pre;"> </span>
  • Isabella de Paula Marinho <p>Universidade do Estado de Minas Gerais <span style="white-space: pre;"> </span></p><p><span style="white-space: pre;"> </span></p><br />

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019244

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Saúde, Saúde Mental

Resumo

O presente estudo versa sobre a Educação Interprofissional em Saúde Mental e busca reunir, investigar e analisar referenciais teóricos que correlacionem a Educação Interprofissional em Saúde e Saúde Mental a partir da literatura indexada nas bases de dados nacionais e internacionais. O estudo é importante por possibilitar uma reflexão e gerar literatura que apresente aos profissionais da área da saúde mental as vantagens para os usuários e para os profissionais do trabalho realizado por equipes que trabalham interdisciplinarmente, assim como, oferecer aos alunos envolvidos uma formação integral. A Educação Interprofissional é uma atividade de aprendizagem entre duas ou mais profissões. Essa prática deve ser colaborativa onde aprendem com e sobre o outro, para que seja efetiva é necessária integração, buscando sempre a qualidade no atendimento de saúde e focando no bem estar do paciente. Podendo ser desenvolvida desde a graduação até nos serviços de saúde, é importante destacar a necessidade de formação interprofissional para fortalecer os princípios do Sistema Único de Saúde, onde o paciente deve ser atendido de forma integral de acordo com suas necessidades. A Saúde Mental é, para além da ausência de transtornos mentais, encontrar um equilíbrio emocional entre o patrimônio interno do indivíduo e as exigências externas, já que a saúde em si é a capacidade dos seres humanos de afirmarem a vida, instituir normas e conviver com as variabilidades do meio (VELOSO, 2016). As questões relacionadas à saúde mental são um grande desafio no contexto brasileiro, especialmente na busca e na garantia de direitos daqueles com transtornos mentais (MATEUS, 2013). A saúde mental envolve as doenças relacionadas aos transtornos de ansiedade e depressão que hoje, têm tipo grandes demandas na sociedade gerando impactos nas famílias, no mundo do trabalho, nas políticas públicas e em diversos outros âmbitos, portanto, um trabalho interprofissional em saúde mental vem contribuir para o atendimento efetivo nessa área. A Rede de Atenção Psicossocial de Passos contém: atenção básica em saúde (Unidade Básica de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família); atenção psicossocial (Centro de Atenção Psicossocial II, Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas e ambulatório de Saúde Mental); atenção em urgência e emergência (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Unidade de Pronto Atendimento); estratégia de desinstitucionalização (serviços de residência terapêutica) onde várias categorias de profissionais atuam em prol dos usuários, discutindo os casos de forma mais prática. O estudo trata-se de um levantamento bibliográfico dos conceitos/propostas da Educação Interprofissional, correlacionada à Saúde Mental. As buscas foram realizadas nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde e Scientific Electronic Library Online. As palavras chaves empregadas foram educação interprofissional e saúde mental. Foram selecionadas as referências publicadas em período indeterminado e excluídas aquelas que não abordaram a temática.


Biografia do Autor

Glaucia Marina Furini Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda do 5º período do curso de Enfermagem

Ana Paula Lopes, Universidade do Estado de Minas Gerais<span style="white-space: pre;"> </span>

Graduanda do 5º período do curso de Medicina

Camilla Silva Machado Graciano, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora dos Cursos de Direito e Serviço Social da UEMG/Passos. Graduada em Direito pela Fundação de Ensino Superior de Passos e Mestre em Serviço Social pela UNESP de Franca/SP.

Débora de Souza Nogueira, Universidade do Estado de Minas Gerais <span style="white-space: pre;"> </span>

Graduanda do 7º período do curso de Serviço Social.

Frederico Silveira Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais<span style="white-space: pre;"> </span>

Enfermeiro da UPA de Passos, Pós-graduação em Saúde Mental.

Isabella de Paula Marinho, <p>Universidade do Estado de Minas Gerais <span style="white-space: pre;"> </span></p><p><span style="white-space: pre;"> </span></p><br />

Graduanda do 7º período do curso de Medicina

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Publicado

2020-03-04

Como Citar

FERREIRA, G. M. F.; LOPES, A. P.; SILVA MACHADO GRACIANO, C.; SOUZA NOGUEIRA, D. de; SILVEIRA SANTOS, F.; DE PAULA MARINHO, I. EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E SAÚDE MENTAL: Prática e Formação. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v6n12019244. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/244. Acesso em: 28 abr. 2024.