DIAGNOSTICOS E CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS

Autores

  • Deniara Carla Dos Santos UEMG

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019241

Palavras-chave:

Plano de cuidados, Escalas de pediatria, Diagnósticos de enfermagem

Resumo

Introdução: O processo de hospitalização torna a criança e sua família vulnerável, pois, estão em um ambiente novo, no qual recebem cuidados de vários profissionais e precisam se habituar a rotina da instituição, além da alteração do estado de saúde do filho, muitas vezes podendo gerar medo e ansiedade entre o doente e seus familiares (GOULART, et al 2018). Objetivo: Traçar um plano de cuidados embasado nos diagnósticos da Nanda. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, abordando aspectos relacionados ao plano de cuidados de uma criança do sexo feminino, de um mês, que se encontrava hospitalizada com o diagnóstico de Anemia e Leucopenia. Estudo desenvolvido em um hospital geral, no setor de pediatria no dia 27/02/2019 até o dia 02/04/2019. Foram utilizadas as escalas Branden, Glasgow, Dini e EVA, padronizadas na pediatria. Resultados e Discussão: Depois de aplicar as escalas, conforme o protocolo de pediatria da instituição, foram obtidos os seguintes resultados: Braden 16 pontos, EVA score 2, Glasgow score 7 e Dini 18 pontos, encontrados seis diagnósticos de enfermagem no livro da Nanda. Um diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre uma resposta humana a condições de saúde/processos da vida, ou uma vulnerabilidade a tal resposta, de um indivíduo, uma família, um grupo ou uma comunidade (HERDMAN, KAMITSURU 2018). Com enfoque nos diagnósticos da Nanda, segue abaixo os diagnósticos detectados, características definidoras e os fatores relacionados à saúde da criança, e por fim o plano de cuidados. 1 Produção insuficiente de leite materno, 2 Amamentação ineficaz, 3 Amamentação interrompida, 4 Desobstrução ineficaz das vias aéreas, 5 Risco de lesão por pressão, 6 Risco de quedas. Conclusão: O enfermeiro é o profissional que coordena e gerencia todo o processo de assistência a ser desenvolvido em relação ao paciente e tudo o que o envolve no contexto da instituição hospitalar, sendo assim, é de suma importância que o mesmo elabore um plano terapêutico para detecção precoce dos riscos que podem afetar/ ou prejudicar a boa recuperação do paciente internado.

Biografia do Autor

Deniara Carla Dos Santos, UEMG

TITULO: DIAGNOSTICOS E CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS Deniara Carla dos SANTOS1*; Monise Martins da SILVA2; Sandra de Souza PEREIRA3 RESUMO: Introdução: O processo de hospitalização torna a criança e sua família vulnerável, pois, estão em um ambiente novo, no qual recebem cuidados de vários profissionais e precisam se habituar a rotina da instituição, além da alteração do estado de saúde do filho, muitas vezes podendo gerar medo e ansiedade entre o doente e seus familiares (GOULART, et al 2018). Objetivo: Traçar um plano de cuidados embasado nos diagnósticos da Nanda. Metodologia: Trata-se de um estudo de caso, abordando aspectos relacionados ao plano de cuidados de uma criança do sexo feminino, de um mês, que se encontrava hospitalizada com o diagnóstico de Anemia e Leucopenia. Estudo desenvolvido em um hospital geral, no setor de pediatria no dia 27/02/2019 até o dia 02/04/2019. Foram utilizadas as escalas Branden, Glasgow, Dini e EVA, padronizadas na pediatria. Resultados e Discussão: Depois de aplicar as escalas, conforme o protocolo de pediatria da instituição, foram obtidos os seguintes resultados: Braden 16 pontos, EVA score 2, Glasgow score 7 e Dini 18 pontos, encontrados seis diagnósticos de enfermagem no livro da Nanda. Um diagnóstico de enfermagem é um julgamento clínico sobre uma resposta humana a condições de saúde/processos da vida, ou uma vulnerabilidade a tal resposta, de um indivíduo, uma família, um grupo ou uma comunidade (HERDMAN, KAMITSURU 2018). Com enfoque nos diagnósticos da Nanda, segue abaixo os diagnósticos detectados, características definidoras e os fatores relacionados à saúde da criança, e por fim o plano de cuidados. 1 Produção insuficiente de leite materno, 2 Amamentação ineficaz, 3 Amamentação interrompida, 4 Desobstrução ineficaz das vias aéreas, 5 Risco de lesão por pressão, 6 Risco de quedas. Conclusão: O enfermeiro é o profissional que coordena e gerencia todo o processo de assistência a ser desenvolvido em relação ao paciente e tudo o que o envolve no contexto da instituição hospitalar, sendo assim, é de suma importância que o mesmo elabore um plano terapêutico para detecção precoce dos riscos que podem afetar/ ou prejudicar a boa recuperação do paciente internado. Descritores: Plano de cuidados; Escalas de pediatria, Diagnósticos de enfermagem Área temática: Processo de Cuidar em Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente Tipo Estudo: Estudo de Campo. 1Discente da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG -Unidade de Passos-MG). E-mail: deniara.karlla2013@gmail.com 2Professora Mestre da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG -Unidade de Passos, MG). monisemsilva@gmail.com 3Professora Doutora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG -Unidade de Passos, MG). ssouzapereira@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

DOS SANTOS, D. C. DIAGNOSTICOS E CUIDADOS DE ENFERMAGEM COM CRIANÇAS HOSPITALIZADAS. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v6n12019241. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/241. Acesso em: 28 abr. 2024.