EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS A ERROS DE MEDICAÇÃO POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Alisson Junior Santos Santa Casa de Misericórdia de Passos

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019222

Palavras-chave:

Erros de medicação, Hospitais, Farmacovigilância, Eventos Adversos, Segurança do Paciente

Resumo

Introdução: A segurança é uma das dimensões da Qualidade dos serviços de saúde, sendo que qualidade e segurança são características inseparáveis. Diante do contexto de prestação de assistência à saúde dentro do ambiente hospitalar, os medicamentos são utilizados como uma procura do bem-estar físico e mental, sendo um dos principais recursos para o restabelecimento e preservação da saúde. Atualmente, um dos maiores desafios das instituições hospitalares é implementar ações para redução de erros e falhas em processos assistenciais, dentre estes, podemos destacar os eventos adversos relacionados à medicação. Objetivo: Levantar estudos na literatura científica sobre episódios de eventos adversos com medicações em ambiente hospitalar pelos profissionais de enfermagem. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, SciELO e BVS no período de dezembro de 2018 a abril de 2019. Para guiar a revisão, formulou-se a seguinte questão: Quais são os eventos adversos relacionados a erros de medicações em hospitais? A seleção dos textos atendeu aos critérios de inclusão e exclusão, resultando em 20 artigos científicos. Resultados: Observou-se que a incidência de erros medicamentosos é muito alta em várias regiões do Brasil, sendo em sua maioria relacionados ao horário, dose, via de administração, paciente e omissão. Foi possível analisar diferentes estudos a respeito do tema, destacando a importância das reações adversas, os erros dos profissionais e principais causas da ocorrência destas. Conclusão: O levantamento de uma visão crítica e inovadora diante dos serviços hospitalares com relação às reações adversas, erros de medicação e sobre a notificação destes poderá ampliar as formas de conduzir a prática clínica. É preciso trabalhar para mudar tais resultados, visando uma melhora na qualidade assistencial dos pacientes nos serviços de atendimento hospitalar. Espera-se que os resultados possam contribuir para a prática profissional dos enfermeiros, como forma de entender e evitar as graves reações e interações medicamentosas, promovendo uma assistência livre de danos ao paciente, além de fortalecer a cultura de segurança dos profissionais de enfermagem.

 

Biografia do Autor

Alisson Junior Santos, Santa Casa de Misericórdia de Passos

Enfermeiro Serviço Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Especialista em Controle de Infecção Hospitalar e Urgência e Emergência, Mestrando do Programa Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação no Cuidado de Enfermagem - EERP/USP

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

SANTOS, A. J. EVENTOS ADVERSOS RELACIONADOS A ERROS DE MEDICAÇÃO POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v6n12019222. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/222. Acesso em: 28 abr. 2024.