AVALIAÇÃO DE FATORES DEPRESSIVOS EM DOIS GRUPOS DE IDOSOS: institucionalizados e Universidade Aberta para Maioridade

Autores

  • Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Maria Ambrosina Cardoso Maia Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Gabriela Gonçalves Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Tácio Fariñas Rodrigues Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v6n12019221

Palavras-chave:

Depressão, Saúde do Idoso, Geriatria

Resumo

Resumo: Introdução: O processo de envelhecimento da população é algo frequente em todo o mundo (NOBREGA, et al, 2015). Os idosos no Brasil representam uma população significativa em números, com tendência a aumentar nas próximas décadas. Com o aumento da expectativa de vida, a população que está envelhecendo enfrenta diversas mudanças em suas vidas e se tornam mais vulneráveis a vários problemas, como ao aparecimento de diferentes doenças crônicas, a perda de sua autonomia, piora do estado de saúde físico e mental e limitação da capacidade funcional. Associada a todos esses problemas e condições, encontra-se a depressão, que é um dos transtornos que mais afeta indivíduos dessa faixa etária (OLIVEIRA, et al., 2006; ESTRADA, et al., 2011).. Objetivo: investigar a prevalência de sintomas depressivos em dois grupos de idosos da cidade de Passos-MG: institucionalizados, residentes no Asilo São Vicente de Paulo e não institucionalizados, que frequentam a Universidade Aberta para a Maturidade (UNABEM). Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratório, descritiva e de abordagem quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos de avaliação: o questionário sociodemográfico e para a avaliação dos sintomas depressivos, utilizou-se a versão reduzida da Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. (YESAVAGE, 1982). O critério de inclusão dos indivíduos foi de idosos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 65 anos, no mínimo há dois anos residentes na instituição de longa permanência para idosos e participantes a dois anos da UNABEM.  Foram excluídos idosos com transtornos nas funções cognitivas e nas habilidades auditivas e os que recusaram participar ou assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Resultados: Os dados obtidos foram analisados e interpretados através da estatística descritiva simples.   A partir dos dados encontrados, identificou-se que o grupo de idosos institucionalizados apresenta índices maiores de sintomas depressivos, comparados aos idosos não institucionalizados. A partir dos dados encontrados, identificou-se que 33% dos participantes institucionalizados apresentaram sintomas depressivos, enquanto apenas 3,8% dos idosos não institucionalizados apresentaram esses sintomas. A escolaridade se mostrou bastante discrepante entre os dois grupos, sendo encontrado um menor nível de escolaridade entre os participantes institucionalizados, onde também foi encontrada a maior prevalência de indivíduos com sintomas depressivos. Considerações Finais: Podemos afirmar que, os idosos institucionalizados apresentaram grau maior de sintomas depressivos, enquanto os idosos que vivem na sociedade e participam da UNABEM, o resultado da avaliação foi melhor de forma geral.

Biografia do Autor

Carmen Aparecida Cardoso Maia Camargo, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora Mestre de Psicologia nos cursos: Nutrição, Administração, Medicina, Ciências Biológica, Serviço Social e Pedagogia

Maria Ambrosina Cardoso Maia, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora Doutora da Universidade do Estado de Minas Gerais

Gabriela Gonçalves Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais

Acadêmica do curso de medicina da Universidade do Estado de Minas Gera

Tácio Fariñas Rodrigues, Universidade do Estado de Minas Gerais

Acadêmica do curso de medicina da Universidade do Estado de Minas Gera

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

CAMARGO, C. A. C. M.; CARDOSO MAIA, M. A.; GONÇALVES FERREIRA, G.; FARIÑAS RODRIGUES, T. AVALIAÇÃO DE FATORES DEPRESSIVOS EM DOIS GRUPOS DE IDOSOS: institucionalizados e Universidade Aberta para Maioridade. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 6, n. 1, 2020. DOI: 10.18406/2359-1269v6n12019221. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/221. Acesso em: 29 abr. 2024.