SISTEMA ESPECIALISTA COMO MECANISMO DE SOLUÇÕES PARA DEMANDAS DE SUPORTE REFERENTES À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v8n12021186Palavras-chave:
Sistemas Especialistas, Suporte à TIC, GTIC.Resumo
O advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) possibilitou as instituições de diferentes áreas de atuação a buscar formas de otimizar os seus processos e de conduzir suas atividades. Embora essas tecnologias gerem ganhos consideráveis na qualidade da condução de tais atividades, determinados problemas referentes à manipulação das ferramentas tecnológicas podem ocorrer diariamente, acarretados na maioria das vezes pelo desconhecimento dos usuários. Nessa concepção, observou-se que nos setores que ofertam suporte à problemas de TIC, há uma elevada carga de trabalho dos profissionais que prestam suporte. Além disso, percebe-se que existe uma certa dificuldade de os usuários contatarem os técnicos prestadores de serviços. Tais situações podem ocasionar em prejuízos de considerável relevância. Pensando em solucionar essa situação, realizou-se um estudo das tecnologias inerentes a área de Inteligência Artificial, e observou-se que os Sistemas Especialistas (SEs) poderiam ser úteis para lidar com o provimento de soluções para problemas de TIC, devido as suas características para tomadas de decisão. Logo, este trabalho propôs um mecanismo alternativo de soluções para problemas de TIC mais recorrentes e de simples complexidade tratados pelo setor de suporte à TIC do IFSULDEMINAS, campus Passos. Por fim, após a implantação do SE, realizou-se um questionário o qual foi respondido pelos usuários finais, e após análise constatou-se que 100% desses usuários consideraram a proposta útil para o campus e, dentre esse percentual, no que diz respeito à sua relevância/importância, mais de 80% atribuíram nota máxima ao sistema.
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