ABORDANDO OS DESFECHOS BIOPSICOSSOCIAIS DO USO DAS DROGAS: Formando novos atores sociais

Autores

  • Maria Luiza Sady Prates Universidade Federal de Minas Gerais.
  • Elton Junio Sady Prates Universidade Federal de Minas Gerais. http://orcid.org/0000-0002-5049-186X
  • Lays Figueiredo Inácio da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.
  • Glaucia Marina Furini Ferreira Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.
  • Luana Matos Silva Araújo Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.
  • Raquel Dully Andrade Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v5n12018144

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Adolescente, Vulnerabilidade Social, Relações Comunidade-Instituição.

Resumo

Introdução: A adolescência é marcada por diversas transformações, caracterizando-se como um momento instável na vida dos jovens, podendo repercutir no seu convívio social e na sua saúde física e mental. Nesse sentido, as drogas têm-se tornando uma das principais válvulas de escape dos jovens, trazendo diversas consequências para si mesmo, para à família e a sociedade. Objetivo: Descrever a realização de uma oficina educativa abordando as consequências biopsicossociais do uso das drogas lícitas e ilícitas e os seus reflexos no organismo e nas relações sociais. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, utilizando a observação e a prática durante a realização de uma oficina desenvolvida junto à 17 atores pertencentes a uma organização social de apoio a adolescentes em situação de vulnerabilidade em uma cidade do Sul de Minas Gerais. Resultados: Dentro da oficina, o diálogo foi à base, onde optou-se por abordar o tema seguindo a linha de redução de danos, em vez da linha proibicionista, pois esta linha de pensamento é amplamente difundida, controversa e questionada. Além disso, os estudantes puderam relatar casos que já vivenciaram, objetivando explorar os saberes e as experiências prévias dos sujeitos participantes, convidando-os a assumir um papel ativo e de protagonismo no processo de condução da oficina. Ressalta-se que a abordagem desta temática, apresentou-se como um momento de permuta mútua, bem como permitiu discutir a importância do conhecimento acerca dos efeitos nocivos ao organismo e sobre ônus advindos do uso excessivo, principalmente no período da adolescência. Considerações finais: Considera-se, portanto, que a abordagem desta temática junto ao público adolescente apresenta-se como um importante instrumento de empoderamento, promoção à cultura de paz e cidadania. Além disso, denota-se a importância desta oficina no processo de formação de novos protagonista e atores sociais, podendo refletir mudanças nas condições de vida e saúde desses sujeitos. Recomenda-se a abordagem desta temática no âmbito escolar, visto sua dimensão na sociedade e suas consequências biopsicossociais.

Biografia do Autor

Maria Luiza Sady Prates, Universidade Federal de Minas Gerais.

Graduanda em Enfermagem.

Elton Junio Sady Prates, Universidade Federal de Minas Gerais.

Graduando em Enfermagem.

Lays Figueiredo Inácio da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

Graduanda em Enfermagem.

Glaucia Marina Furini Ferreira, Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

Graduanda em Enfermagem.

Luana Matos Silva Araújo, Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

Mestra em Tecnologia e Inovação em Enfermagem. Docente Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

Raquel Dully Andrade, Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

Doutora em Ciências. Docente da Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Acadêmica de Passos.

Downloads

Publicado

2018-08-09

Como Citar

PRATES, M. L. S.; PRATES, E. J. S.; SILVA, L. F. I. da; FERREIRA, G. M. F.; ARAÚJO, L. M. S.; ANDRADE, R. D. ABORDANDO OS DESFECHOS BIOPSICOSSOCIAIS DO USO DAS DROGAS: Formando novos atores sociais. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.18406/2359-1269v5n12018144. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/144. Acesso em: 22 jan. 2025.