O CONHECIMENTO E A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR

Autores

  • Lauren Matozinhos Clark Universidade do Estado de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0001-6354-9699
  • Lays Figueiredo Inácio da Silva
  • Vanessa Oliveira Silva Pereira
  • Denise Ferreira Gomide Batista
  • Juliana da Silva Garcia Nascimento
  • Mateus Goulart Alves

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v5n12018124

Palavras-chave:

Parada cardíaca, Reanimação cardiopulmonar, Atendimento de emergência, Assistência, Papel do profissional de enfermagem.

Resumo

Introdução: As Doenças Cardiovasculares são as principais causas de morte no mundo. Estima-se que a Parada Cardiorrespiratória ocorra, por ano no Brasil, algo em torno de 200.000 casos.  A eficácia no atendimento de uma Parada Cardiorrespiratória está diretamente ligada à competência, conhecimento técnico-científico, agilidade e habilidade por parte dos profissionais atuantes no atendimento à vítima.  Objetivo: Levantar, por meio de revisão de literatura, sobre o conhecimento de enfermeiros acerca da Ressuscitação Cardiopulmonar. Metodologia: Trata-se de um estudo desenvolvido por meio de uma revisão integrativa da literatura, conduzida pela seguinte questão norteadora: “Como tem sido o conhecimento do enfermeiro frente à Ressuscitação cardiopulmonar?” As investigações foram realizadas no mês de abril de 2018, na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), ScientificElectronic Library Online (SciELO), Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine andNattionalInstitutes of Health (PubMed) e Google acadêmico. Para o levantamento bibliográfico foram utilizados os seguintes descritores, em língua portuguesa e inglesa: Parada cardíaca, Reanimação cardiopulmonar, Atendimento de emergência, Assistência e Papel do profissional de enfermagem. Empregou-se o operador booleano and para combinar os descritores durante a busca. Os critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram: artigos publicados em português, inglês ou espanhol; artigos na íntegra que retratassem a temática investigada e artigos publicados e indexados nos últimos dez anos. Oito artigos compuseram a amostra final. Resultado: Estudos evidenciam que enfermeiro não possui conhecimento teórico-prático para o atendimento com qualidade e satisfatório em PCR, relatam a importância de que sejam frequentes as capacitações para atualizações. É necessário que haja a implantação de um programa de capacitação do enfermeiro para o atendimento da Parada Cardiorrespiratória, de forma a aproximar a sua realidade prática dos conhecimentos que estão sendo atualizados e produzidos a respeito do assunto, com a finalidade de contribuir para uma padronização e uniformização excelente e eficaz do atendimento. A American Heart Association publica diretrizes, com a finalidade de padronizar o atendimento às vítimas de Parada Cardiorrespiratória. Conclusão: Ressalta-se que há deficiência quanto ao conhecimento do enfermeiro em relação à Parada Cardiorrespiratória, e consequentemente na implementação de Ressuscitação Cardiopulmonar adequada. É evidente que os profissionais de enfermagem desempenham um papel importante nas intervenções no atendimento à Parada Cardiorrespiratória. Um dos dificultadores é a limitação de cursos de atualização na temática. Assim, mostra-se necessário que haja equipes preparadas e sempre atualizadas nas diretrizes da American Heart Association para realização da Ressuscitação Cardiopulmonar de maneira adequada e embasada em consensos científicos internacionais. 

Biografia do Autor

Lauren Matozinhos Clark, Universidade do Estado de Minas Gerais

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Membra-titular da Liga Acadêmica de Técnica Operatória e Cirúrgica Experimental (LATOCE). Formada em Técnica em Enfermagem pela Cruz Vermelha Brasileira ?MG (2007). Trabalhou na Assistência de Enfermagem em Clínica Médica como técnica em Enfermagem na Associação Evangélica Beneficente de Minas Gerais (AEBMG) ? Hospital Evangélico, no período de 2007-2009; no Pronto Atendimento e Clínica Médica como técnica em enfermagem no Hospital Clinerp em Cabo Frio ? RJ, no período de 2009-2014; e no Centro Cirúrgico como instrumentadora cirúrgica, no Hospital Clinerp em Cabo Frio ? RJ no período de 2010-2014. Atuou, também, como monitora no 19º Seminário de Pesquisa e Extensão da Universidade do Estado de Minas Gerais e monitora da disciplina de Formação Geral II na Universidade do Estado de Minas Gerais, ambos no 2º semestre de 2017.

Lays Figueiredo Inácio da Silva

Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado de Minas Gerais

Vanessa Oliveira Silva Pereira

Graduada em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Passos/UEMG (2000). Pós Graduada em enfermagem em UTI pelo Instituto São Camilo (2004) e em Educação Profissional na área de Saúde: Enfermagem (2004). Mestrado em andamento pela EERP/USP. Atualmente exerce o cargo de Supervisora de Enfermagem das áreas de Urgência, Emergência, UTI Adulto, Unidade Coronariana e Hemodinâmica da Santa Casa de Misericórdia de Passos. Docente de Urgência e Emergência e Estágio Curricular Supervisionado na UEMG Campus de Passos.

Denise Ferreira Gomide Batista

Enfermeira, graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2006). Residência em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Hospital e Maternidade Celso Pierro (2009). Especialista em Terapia Intensiva Adulto e Unidade Coronaria pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2011).Possui experiência profissional em Unidades de Urgência e Emergência (Adulto, Pediátrico e Obstétrico), Terapia Intensiva (Adulto e Cardiológico), atendimento Pré-Hospitalar e Bloco Operatório. Atualmente atua como enfermeira intensivista em UTI geral e Cardiológica no Hospital Unimed Ribeirão Preto. Mestranda programa enfermagem fundamental, área de atuação Educação em Saúde, integrante grupo de pesquisa sobre ressuscitação cardiopulmonar e cuidados paciente crítico.

Juliana da Silva Garcia Nascimento

Enfermeira - Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Experiência como Docente no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade de Uberaba e Pós Graduação em Urgência e Emergência - UNIUBE, ministrando as disciplinas de Gestão dos Serviços Hospitalares, Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico e Clínica Médica . Coordenadora do estágio Hospitalar direcionado a alunos do último período de Enfermagem. Mestre pela Universidade Estadual Paulista?Júlio de Mesquita Filho?-Faculdade de Medicina de Botucatu no Curso de Pós Graduação em Enfermagem.Tem experiência na área de Enfermagem Hospitalar, em treinamento e desenvolvimento de pessoas, coordenando o serviço de Educação Permanente durante dois anos em um hospital filantrópico do interior do estado de São Paulo. Experiência em Unidade de Terapia Intensiva Adulto, como enfermeira assistencial e enfermeira coordenadora, e docência em Curso Técnico em Enfermagem durante oito anos no Centro Paula Souza- Barretos (SP). Possui especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva, Licenciatura em Ciências Biológicas , e Administração Hospitalar. Participa da Gestão da I Sociedade Científica de Gestão e Qualidade nos Serviços de Saúde da Universidade de Uberaba.

Mateus Goulart Alves

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Fundação de Ensino Superior de Passos (2006). Pós graduado em Enfermagem em Cardiologia e Terapia Intensiva pela Uniararas (2008). Mestrado pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (EERP-USP) no programa de Enfermagem Fundamental. Licenciatura em Biologia [em andamento] pela Universidade de Franca (UNIFRAN). Pós Graduação lato sensu em Mídias e Educação [em andamento] pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSUL). Experiência em docência na Universidade do Estado de Minas Gerais Unidade Passos, Fundação de Ensino Superior de Passos e outras. Experiência em Unidade de Terapia Intensiva e Atendimento Pré Hospitalar.

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Publicado

2018-08-09

Como Citar

CLARK, L. M.; SILVA, L. F. I. da; PEREIRA, V. O. S.; BATISTA, D. F. G.; NASCIMENTO, J. da S. G.; ALVES, M. G. O CONHECIMENTO E A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM RESSUSCITAÇÃO CARDIOPULMONAR. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 5, n. 1, 2018. DOI: 10.18406/2359-1269v5n12018124. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/124. Acesso em: 5 maio. 2024.