Sobre a Revista

Sobre a Revista

 

A Revista Eixos Tech foi lançada em 2014 com o objetivo de divulgar pesquisas científicas realizadas pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Campus Passos, instituição ao qual o periódico está vinculado. Entretanto, o escopo de atuação da revista ampliou-se e, a partir de 2015, a revista expandiu sua área de atuação com a aceitação de submissões trabalhos oriundos de diferentes instituições do Brasil e do Mundo. É um periódico com fluxo contínuo e publicação continuada, além de online e gratuito, com escopo editorial voltado à multidisciplinaridade. A revista publica artigos, short communication, revisão, reflexão, relato de experiência e boletim técnico em português, inglês e espanhol. O corpo editorial possui pareceristas de diferentes estados do Brasil, além de países da América do Sul e Europa. Em 2019 a revista recebeu classificação Qualis B4 e registro DOI.

 

Missão

A missão da Revista Eixos Tech é contribuir com a construção e a divulgação de reflexões técnicas e científicas de diferentes áreas do conhecimento.

 

Foco e Escopo

A Revista Eixos Tech procura contribuir com a divulgação de reflexões atuais sobre temas relacionados a educação, ensino, ciências da saúde, gestão, contabilidade, economia, computação, moda, publicidade e propaganda, computação e outras áreas do conhecimento.

 

Periodicidade

A Revista Eixos Tech possui o fluxo contínuo de submissão de trabalhos e adota a política de publicação continuada, que pode promover números temáticos especiais (não regulares), sob proposta individual e/ou convites aos autores. Os artigos são publicados de acordo com a ordem de aprovação.

 

Política de acesso aberto

A Revista Eixos Tech oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. O periódico utiliza a licença Creative Commons CC BY 4.0 Attribution 4.0 International

 

Originalidade

A Revista Eixos Tech publica apenas trabalhos inéditos, que não estejam aguardando avaliação, revisão ou publicação por outro periódico.

 

Abrangência

Multidisciplinar.

 

Tipos de trabalhos

A Revista Eixos Tech recebe trabalhos, preferencialmente, de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais nas seguintes modalidades:

Artigo: Trata-se de um relato completo de pesquisa primária ou trabalho experimental:

  1. Para trabalho experimental: O texto deve representar processo de investigação científica coeso e propiciar seu entendimento, com exposição coerente das informações, de modo a possibilitar a reprodução do experimento. Deve ter entre 12-30 páginas.
  2. Para pesquisa primária: O texto deve apresentar metodologia rigorosa, clara, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional. Deve conter um máximo de vinte (20) páginas, incluindo resumos e no máximo 50 referências.

Short Communication: Trata-se de um relato completo, porém mais conciso. Deve possuir os mesmos critérios de qualidade e relevância que o artigo científico e representar uma contribuição significativa para as áreas de abrangência do periódico. Deve ter entre 08 e 10 páginas.

Revisão: Trata-se de trabalhos de revisão sistemática e integrativa. Estudo que reúne, de forma ordenada, resultados de pesquisas a respeito de um tema específico, auxiliando na explicação e compreensão de diferenças encontradas entre estudos primários que investigam a mesma questão, e aprofundando o conhecimento sobre o objeto da investigação. Utiliza métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Deve conter um máximo de vinte (20) páginas, incluindo resumos e no máximo 50 referências.

Reflexão: Trata-se da formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico; ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Deve conter um máximo de dez (10) páginas, incluindo resumos e no máximo 10 referências. Esta modalidade de trabalho será aceita exclusivamente para áreas da saúde.

Relato de Experiência: Trata-se do estudo em que se descreve uma situação da prática (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Deve conter um máximo de dez (10) páginas, incluindo resumos e no máximo 10 referências.

Boletim Técnico: Trata-se do estudo que publica recomendações e/ou informações baseadas em resultados experimentais ou em observações obtidas por pesquisadores. Seu objetivo é divulgar o conhecimento técnico, prático e científico para a comunidade científica, técnicos, extensionistas e outros atores. Deve conter um máximo de vinte (20) páginas, incluindo resumos e no máximo 20 referências.

 

Idiomas

A Revista Eixos Tech aceita submissões em português, inglês e espanhol. A tradução deverá ser feita por especialista no idioma e com conhecimento dos termos técnicos da área, o que deve ser comprovado por meio de uma declaração ou certificação do tradutor atestando o serviço.

 

Taxas editoriais

A Revista  Eixos Tech não cobra taxas de submissão ou de publicação dos artigos.

 

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Eixos Tech adota dois tipos de avaliação de artigos. Após a submissão ocorre a DESK REVIEW realizada pelos editores-chefes. Em caso de aprovação, o artigo e encaminhado para avaliação cega por pares - DOUBLE BLIND PEER REVIEW. O trabalho original tem suas marcas de autoria removidas antes de ser encaminhado para a avaliação.

Dois especialistas de notório saber nas áreas de abrangência do periódico analisarão o manuscrito, emitindo parecer que justifique o ACEITE PARA PUBLICAÇÃO ou a REJEIÇÃO do manuscrito. Poderão, ainda, ser recomendadas que alterações sejam realizadas no trabalho original a fim de melhorá-lo para que, após nova análise, seja decidido se está adequado para publicação. Em caso de decisões editoriais discrepantes, o manuscrito é encaminhado para um terceiro especialista.

 

Responsabilidade

As ideias e os conceitos divulgados nos artigos são de inteira responsabilidade dos(as) autores(as). 

 

Política contra plágio e más-condutas em pesquisa

Com o objetivo de manter a qualidade das publicações e garantir a integridade dos conteúdos que são veiculados pela Revista Eixos Tech, sugerimos que os autores visitem o sítio do Comitê de Ética em Publicação, o COPE (Committee on Publication Ethics), disponível em: http://publicationethics.org, onde é possível obter mais informações sobre identificação de plágio, fraudes e possíveis violações de ética.

O periódico adota como definição de má-conduta aquela apontada pelo ORI (Office Research Integrity), disponível em: https://ori.hhs.gov/, que consiste basicamente em: i) Plágio: apropriação de ideias, processos, resultados ou palavras de outra pessoa sem dar crédito apropriado. O autoplágio também deve ser evitado; ii) Falsificação: manipular materiais, equipamentos ou processos de pesquisa, omitir dados ou resultados, de modo que a pesquisa não seja representada com precisão no registro da pesquisa; iii) Fabricação: inventar dados ou resultados, seja através do registro ou relato.

A prática de submeter o mesmo manuscrito a mais de um periódico é compreendida como publicação duplicata, e a prática de divisão inadequada dos resultados do estudo em mais de um artigo é entendida como publicação redundante. Ao serem identificadas, tais práticas resultam na rejeição do artigo, pois configuram violações éticas.  

Antes de serem designados para a avaliação cega por pares, todos os artigos são submetidos a ferramentas capazes de detectar plágio. As ferramentas utilizadas são http://www.docxweb.com/ e http://copyspider.com.br/main/pt-br. Os manuscritos com plágio identificado são automaticamente negados e os(as) autores(as) comunicados.

 

Declaração de contribuição individual

Em artigos com mais de um(a) autor(a) é necessário anexar como documento suplementar a declaração de contribuição individual (modelo). Todos(as) autores(as) devem participar da discussão dos resultados e da revisão e aprovação da versão final do trabalho. O periódico indica que os(as) autores consultem a Taxonomia CRediT. A declaração deve ser enviada como documento suplementar.

 

Template

Modelo de formatação do artigo: .DOC

Sponsors

Fontes de Apoio