Utilização de dispositivos intrauterinos (DIU) em mulheres brasileiras: análise dos fatores associados ao interesse
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n22025586Resumo
O objetivo deste estudo foi conhecer o interesse no uso de dispositivo intrauterino (DIU) por mulheres brasileiras e analisar os fatores associados ao interesse no uso deste método. Trata-se de um estudo quantitativo transversal, realizado com mulheres brasileiras a partir de 14 anos e menores de 49 anos, usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) e de iniciativas privadas. Os dados foram coletados individualmente, por meio de um questionário eletrônico. O nível de conhecimento foi avaliado por opções de respostas, como “concordo”, “discordo” e “não sei”. Participaram do estudo 1141 mulheres. A média de idade (± desvio padrão) dos participantes foi de 24,61 ± 5,30 anos. Das participantes que conhecem o DIU, 59,80% responderam que gostariam de inseri-lo e, destas, apenas 42,20% já haviam buscado um serviço de saúde para a inserção. O interesse em usar os dispositivos intrauterinos foi maior nas mulheres com bom conhecimento sobre o método (67,36%), enquanto nas mulheres com baixo conhecimento, não houve interesse. Há interesse no uso de DIU pelas mulheres brasileiras, no entanto, foram identificadas dificuldades quanto à utilização do mesmo, devido ao baixo acesso à informação, bem como aos equívocos técnicos dos profissionais da saúde relacionados ao método. O contexto sociodemográfico e o nível de conhecimento das participantes também esteve associado ao interesse. Espera-se que os resultados do estudo promovam discussões acerca da ampliação do acesso aos serviços de saúde e da promoção dos direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eixos Tech

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.