ANÁLISE DE COMPORTAMENTO DO SVM QUÂNTICO
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n32024399Resumo
A computação quântica é considerada uma possível substituta da computação clássica em certas tarefas e problemas, e isso leva a proposição de versões quânticas de algoritmos e métodos convencionais, e isso é algo que ainda requer muita pesquisa. Neste contexto, este trabalho tem como principal objetivo verificar a acurácia de um Support Vector Machine (SVM) quântico de classificação binária e comparar com sua contraparte clássica, a fim de explorar seu funcionamento, verificando suas limitações e possíveis parâmetros a serem modificados. Para tal finalidade, gerou-se conjuntos de dados artificiais de estruturas únicas e valores de diferentes tipos em termos de qualidade, por exemplo. Aplicou-se o SVM clássico nestes conjuntos para extrair os dados acerca de seu funcionamento e resultados. Montou-se posteriormente o SVM quântico, implementado em forma de circuito quântico, e empregou-se o algoritmo para classificação dos mesmos conjuntos de dados, de forma simulada e mais tarde, num processador quântico real. Extraiu-se os dados de funcionamento e resultados de ambas execuções, para que se comparasse com os dados do SVM clássico, estes resultados numéricos foram o F1-Score, Recall Score, Curva ROC e teste de McNemar. Após análise e conclusão prévia, indagou-se a estrutura do circuito e código do SVM quântico, a fim de pontuar não só os conjuntos de dados mais compatíveis com sua estrutura, como também possíveis hiperparâmetros a serem ajustados, ou estruturas a serem removidas, adicionadas ou modificadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eixos Tech

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.