OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ARTESÃS FORMAIS E INFORMAIS DO MUNICÍPIO DE PASSOS (MG) DURANTE A PANDEMIA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n12023311Palavras-chave:
Empreendedorismo, Artesanato, Coronavírus.Resumo
Esse estudo surge a partir do cenário de incerteza, de necessidade de rápida adaptação das organizações e de isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Diante do exposto, este trabalho busca pontuar questões a respeito dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19 às mulheres empreendedoras produtoras de artesanatos localizadas no município de Passos (MG). Como objetivo geral, este trabalho busca compreender os pontos positivos, negativos e os desafios enfrentados pelas artesãs formais e informais no município de Passos - MG. Como objetivo secundário busca-se comparar os desafios enfrentados pelas artesãs informais e formais. A abordagem metodológica adotada foi pesquisa qualitativa com caráter descritivo, com aplicação de roteiro de entrevista semiestruturada com as artesãs locais. Os resultados mostraram a percepção das artesãs sobre o impacto do COVID-19 em suas vidas pessoais e negócios durante um período delicado na história da pandemia. Dentre os pontos positivos destacados estavam a proximidade com a família e a capacidade de criar um cronograma de trabalho próprio, enquanto os desafios destacados foram a falta de material, preços altos e dificuldade em fabricação, e assim por diante. As estratégias utilizadas para superar os desafios foram produzir produtos diferentes do seu nicho, além das práticas de gestão utilizadas, destacadas por elas. A partir da conclusão deste estudo, espera-se que ele contribua para o conhecimento de campo e mais pesquisas para grupos específicos de empreendedores na área do artesanato.
Referências
AMIN, Vanessa. Pesquisador mapeia redes de economia criativa e solidária em Campo Grande. UFMS, Mato Grosso do Sul, 2021. Disponível em . Acesso em: 25 de abr. 2022.
BARBOSA, Marina. 522 mil empresas fecharam as portas em apenas 15 dias de pandemia, diz IBGE. Correio Braziliense, 2020. Disponível em <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/07/16/internas_economia,872664/522-mil-empresas-fecharam-as-portas-em-apenas-15-dias-de-pandemia-ibge.shtml>. Acesso em: 23 de mai. 2022.
BRASIL. O que é a Covid-19?. Governo Federal, 2022. Disponível em . Acesso em: 22 de mai. 2022.
BRASIL. Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus. Governo Federal, 2020. Disponível em <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/02/brasil-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus>. Acesso em: 23 de mai. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde regulamenta medidas de isolamento e quarentena. Governo Federal, 2020. Disponível em <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/03/ministerio-da-saude-regulamenta-medidas-de-isolamento-e-quarentena>. Acesso em: 23 de mai. 2022.
BRAZ, André; BITTENCOURT, Viviane. Falta de matéria-prima desafia a inflação. FGV IBRE, 2020. Disponível em: <https://blogdoibre.fgv.br/posts/falta-de-materia-prima-desafia-inflacao>. Acesso em: 28 de out. 2022.
CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo dando asas ao espírito empreendedor. 5. ed - São Paulo: Atlas, 2021.
COSTA, André. Artesanato se reinventa durante a pandemia para manter vendas. Diário do Nordeste, 2021. Disponível em <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/artesanato-se-reinventa-durante-a-pandemia-para-manter-vendas-1.3028499>. Acesso em: 24 de mai. 2022.
DORNELAS, José. Empreendedorismo Transformando Ideias em Negócios. 8. ed. São Paulo: Empreende, 2021.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na Prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, 7° reimpressão.
FREITAS, Ana Luiza Cerqueira. Design e Artesanato: Uma experiência de inserção da metodologia de projeto de produto. Editora Edgard Blucher LTDA, São Paulo, 2017. Disponivel em <https://web.archive.org/web/20190429132252id_/http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9788580390308/completo.pdf>. Acesso em 11 de mai. 2022.
FILARDI, Fernando. et al. Desde os Primórdios até hoje em dia será que o Empreendedor ainda faz o que Schumpeter dizia? Evolução das Características Empreendedoras de 1983 a 2010. Data grama zero - Revista de informação v. 12, n.6, 2011. Disponivel em: <https://www.researchgate.net/profile/Fernando-Filardi/publication/236735314_Desde_os_Primordios_ate_hoje_em_dia_sera_que_o_Empreendedor_ainda_faz_o_que_Schumpeter_dizia_Evolucao_das_Caracteristicas_Empreendedoras_de_1983_a_2010/links/00b49519273602917c000000/Desde-os-Primordios-ate-hoje-em-dia-sera-que-o-Empreendedor-ainda-faz-o-que-Schumpeter-dizia-Evolucao-das-Caracteristicas-Empreendedoras-de-1983-a-2010.pdf>. Acesso em 16 de jun. 2022.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
______. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GONTIJO, Joana. Medo, incertezas, estresse e impaciência: efeitos do coronavírus. Estado de Minas Saúde, 2021. Disponível em . Acesso em 22 de mai. 2022.
IONESCU-SOMERS, Ailee; SAMPAIO, Wingee. A paisagem do empreendedorismo feminino está mudando. O Ecossistema está pronto para se adaptar. GEM, 2022. Disponível em . Acesso em: 12 de mai. 2022.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. RAC, Curitiba, v. 15, n. 4, pp. 731-747 - 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rac/v15n4/a10v15n4>. Acesso em: 21 de mai. 2022.
MIRSHAWKA, Victor. Economia Criativa: fonte de novos empregos. DVS Editora, São Paulo, 2016.
OLIVEIRA, Gabriela Ramos de. MUSIAL, Nayane Thais Krespi. Covid-19: Impactos das medidas provisórias e da não utilização de Instrumentos Gerenciais por microempreendedores individuais do ramo de artesanato de Urubici -SC. XX USP, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://congressousp.fipecafi.org/anais/20UspInternational/ArtigosDownload/2804.pdf>. Acesso em: 28 de out. 2022.
PRESTES, Alline da Silva. Autopoiese Feminina de Empreendedoras Criativas do Segmento do Artesanato em Parintins/AM. FAPEAM, Parintins, 2017. Disponível em . Acesso em: 11 de mai. 2022.
ROCHA, Marcelo. Os novos caminhos de quem vive do artesanato no período da pandemia. GZH, Porto Alegre, 2020. Disponível em . Acesso em: 24 de mai. 2022.
RONDINELLI, Júlia. Vendas em marketplace crescem acima do total de e-commerce, diz ebit/nielsen. E-commercebrasil, 2021. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/vendas-em-marketplace-crescem-acima-do-total-de-e-commerce>. Acesso em: 28 de out. 2022.
SANTOS, Beatriz Spinelli dos. NEGÓCIO DE ARTESÃO: Empreendendo no Artesanato Pessoal. UNESP, Bauru, SP, 2012. Disponível em . Acesso em: 11 de mai. 2022.
SEBRAE; FGV. UGE- Unidade de gestão estratégica. O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios. 3° Edição, 2020. Disponível em: <http://www.aej.org.br/blog/wp-content/uploads/2020/06/Apresentac%CC%A7ao-pesquisa-1.pdf>. Acesso em: 28 de out. 2022.
VIEIRA, Valter Afonso. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista FAE, Curitiba, v.5, n.1, p.61-70, jan./abr. 2002. Disponível em <https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/449/344>. Acesso em: 21 de mai. 2022.
VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. UNICAMP. Campinas, 2014. Disponível em: <https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977/6250>. Acesso: 19 de dez. 2022.
Womenomics: COVID-19'S impact on goldman sachs 10,000 women and 10,000 small businesses alumni. Goldman Sachs, junho de 2021. Disponível em <https://www.gsam.com/content/dam/gsam/pdfs/common/en/public/articles/2021/AM_Womenomics_COVID_19_Impact.pdf?sa=n&rd=n>. Acesso em: 24 de mai. 2022.
WRIGHT, F. et al. Pesquisa Global De Monitor De Empreendedorismo Ressalta Resiliência De Mulheres Empreendedoras E Oportunidades Para Formuladores De Políticas. GEM, Global Entrepreneurship Monitor, 2021. Disponível em <https://www.gemconsortium.org/news/global-entrepreneurship-monitor-research-underscores-resilience-of-women-entrepreneurs-and-opportunities-for-policymakers> Acesso em: 19 de abr. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Alexia Alves Godinho, João Francisco Sarno Carvalho, João Marcos Fernandino Evangelista, Júlio Cézar da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.