OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ARTESÃS FORMAIS E INFORMAIS DO MUNICÍPIO DE PASSOS (MG) DURANTE A PANDEMIA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v10n12023311

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Artesanato, Coronavírus.

Resumo

Esse estudo surge a partir do cenário de incerteza, de necessidade de rápida adaptação das organizações e de isolamento social imposto pela pandemia de COVID-19. Diante do exposto, este trabalho busca pontuar questões a respeito dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19 às mulheres empreendedoras produtoras de artesanatos localizadas no município de Passos (MG). Como objetivo geral, este trabalho busca compreender os pontos positivos, negativos e os desafios enfrentados pelas artesãs formais e informais no município de Passos - MG. Como objetivo secundário busca-se comparar os desafios enfrentados pelas artesãs informais e formais. A abordagem metodológica adotada foi pesquisa qualitativa com caráter descritivo, com aplicação de roteiro de entrevista semiestruturada com as artesãs locais. Os resultados mostraram a percepção das artesãs sobre o impacto do COVID-19 em suas vidas pessoais e negócios durante um período delicado na história da pandemia. Dentre os pontos positivos destacados estavam a proximidade com a família e a capacidade de criar um cronograma de trabalho próprio, enquanto os desafios destacados foram a falta de material, preços altos e dificuldade em fabricação, e assim por diante. As estratégias utilizadas para superar os desafios foram produzir produtos diferentes do seu nicho, além das práticas de gestão utilizadas, destacadas por elas. A partir da conclusão deste estudo, espera-se que ele contribua para o conhecimento de campo e mais pesquisas para grupos específicos de empreendedores na área do artesanato.

Biografia do Autor

João Francisco Sarno Carvalho, IFSULDEMINAS - Campus Passos

Doutor em Inovação Tecnológica (UFMG), mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (UNIFEI) e bacharel em Administração (UFLA).

Júlio Cézar da Silva, IFSULDEMINAS Campus Passos

IFSULDEMINAS Campus Passos

Referências

AMIN, Vanessa. Pesquisador mapeia redes de economia criativa e solidária em Campo Grande. UFMS, Mato Grosso do Sul, 2021. Disponível em . Acesso em: 25 de abr. 2022.

BARBOSA, Marina. 522 mil empresas fecharam as portas em apenas 15 dias de pandemia, diz IBGE. Correio Braziliense, 2020. Disponível em <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/economia/2020/07/16/internas_economia,872664/522-mil-empresas-fecharam-as-portas-em-apenas-15-dias-de-pandemia-ibge.shtml>. Acesso em: 23 de mai. 2022.

BRASIL. O que é a Covid-19?. Governo Federal, 2022. Disponível em . Acesso em: 22 de mai. 2022.

BRASIL. Brasil confirma primeiro caso do novo coronavírus. Governo Federal, 2020. Disponível em <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/02/brasil-confirma-primeiro-caso-do-novo-coronavirus>. Acesso em: 23 de mai. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde regulamenta medidas de isolamento e quarentena. Governo Federal, 2020. Disponível em <https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2020/03/ministerio-da-saude-regulamenta-medidas-de-isolamento-e-quarentena>. Acesso em: 23 de mai. 2022.

BRAZ, André; BITTENCOURT, Viviane. Falta de matéria-prima desafia a inflação. FGV IBRE, 2020. Disponível em: <https://blogdoibre.fgv.br/posts/falta-de-materia-prima-desafia-inflacao>. Acesso em: 28 de out. 2022.

CHIAVENATO, Idalberto. Empreendedorismo dando asas ao espírito empreendedor. 5. ed - São Paulo: Atlas, 2021.

COSTA, André. Artesanato se reinventa durante a pandemia para manter vendas. Diário do Nordeste, 2021. Disponível em <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/regiao/artesanato-se-reinventa-durante-a-pandemia-para-manter-vendas-1.3028499>. Acesso em: 24 de mai. 2022.

DORNELAS, José. Empreendedorismo Transformando Ideias em Negócios. 8. ed. São Paulo: Empreende, 2021.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo na Prática: mitos e verdades do empreendedor de sucesso. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, 7° reimpressão.

FREITAS, Ana Luiza Cerqueira. Design e Artesanato: Uma experiência de inserção da metodologia de projeto de produto. Editora Edgard Blucher LTDA, São Paulo, 2017. Disponivel em <https://web.archive.org/web/20190429132252id_/http://pdf.blucher.com.br.s3-sa-east-1.amazonaws.com/openaccess/9788580390308/completo.pdf>. Acesso em 11 de mai. 2022.

FILARDI, Fernando. et al. Desde os Primórdios até hoje em dia será que o Empreendedor ainda faz o que Schumpeter dizia? Evolução das Características Empreendedoras de 1983 a 2010. Data grama zero - Revista de informação v. 12, n.6, 2011. Disponivel em: <https://www.researchgate.net/profile/Fernando-Filardi/publication/236735314_Desde_os_Primordios_ate_hoje_em_dia_sera_que_o_Empreendedor_ainda_faz_o_que_Schumpeter_dizia_Evolucao_das_Caracteristicas_Empreendedoras_de_1983_a_2010/links/00b49519273602917c000000/Desde-os-Primordios-ate-hoje-em-dia-sera-que-o-Empreendedor-ainda-faz-o-que-Schumpeter-dizia-Evolucao-das-Caracteristicas-Empreendedoras-de-1983-a-2010.pdf>. Acesso em 16 de jun. 2022.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

______. Métodos e técnicas de pesquisa social. - 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONTIJO, Joana. Medo, incertezas, estresse e impaciência: efeitos do coronavírus. Estado de Minas Saúde, 2021. Disponível em . Acesso em 22 de mai. 2022.

IONESCU-SOMERS, Ailee; SAMPAIO, Wingee. A paisagem do empreendedorismo feminino está mudando. O Ecossistema está pronto para se adaptar. GEM, 2022. Disponível em . Acesso em: 12 de mai. 2022.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

MOZZATO, Anelise Rebelato; GRZYBOVSKI, Denize. Análise de Conteúdo como Técnica de Análise de Dados Qualitativos no Campo da Administração: Potencial e Desafios. RAC, Curitiba, v. 15, n. 4, pp. 731-747 - 2011. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/rac/v15n4/a10v15n4>. Acesso em: 21 de mai. 2022.

MIRSHAWKA, Victor. Economia Criativa: fonte de novos empregos. DVS Editora, São Paulo, 2016.

OLIVEIRA, Gabriela Ramos de. MUSIAL, Nayane Thais Krespi. Covid-19: Impactos das medidas provisórias e da não utilização de Instrumentos Gerenciais por microempreendedores individuais do ramo de artesanato de Urubici -SC. XX USP, São Paulo, 2020. Disponível em: <https://congressousp.fipecafi.org/anais/20UspInternational/ArtigosDownload/2804.pdf>. Acesso em: 28 de out. 2022.

PRESTES, Alline da Silva. Autopoiese Feminina de Empreendedoras Criativas do Segmento do Artesanato em Parintins/AM. FAPEAM, Parintins, 2017. Disponível em . Acesso em: 11 de mai. 2022.

ROCHA, Marcelo. Os novos caminhos de quem vive do artesanato no período da pandemia. GZH, Porto Alegre, 2020. Disponível em . Acesso em: 24 de mai. 2022.

RONDINELLI, Júlia. Vendas em marketplace crescem acima do total de e-commerce, diz ebit/nielsen. E-commercebrasil, 2021. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/vendas-em-marketplace-crescem-acima-do-total-de-e-commerce>. Acesso em: 28 de out. 2022.

SANTOS, Beatriz Spinelli dos. NEGÓCIO DE ARTESÃO: Empreendendo no Artesanato Pessoal. UNESP, Bauru, SP, 2012. Disponível em . Acesso em: 11 de mai. 2022.

SEBRAE; FGV. UGE- Unidade de gestão estratégica. O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios. 3° Edição, 2020. Disponível em: <http://www.aej.org.br/blog/wp-content/uploads/2020/06/Apresentac%CC%A7ao-pesquisa-1.pdf>. Acesso em: 28 de out. 2022.

VIEIRA, Valter Afonso. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista FAE, Curitiba, v.5, n.1, p.61-70, jan./abr. 2002. Disponível em <https://revistafae.fae.edu/revistafae/article/view/449/344>. Acesso em: 21 de mai. 2022.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. UNICAMP. Campinas, 2014. Disponível em: <https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977/6250>. Acesso: 19 de dez. 2022.

Womenomics: COVID-19'S impact on goldman sachs 10,000 women and 10,000 small businesses alumni. Goldman Sachs, junho de 2021. Disponível em <https://www.gsam.com/content/dam/gsam/pdfs/common/en/public/articles/2021/AM_Womenomics_COVID_19_Impact.pdf?sa=n&rd=n>. Acesso em: 24 de mai. 2022.

WRIGHT, F. et al. Pesquisa Global De Monitor De Empreendedorismo Ressalta Resiliência De Mulheres Empreendedoras E Oportunidades Para Formuladores De Políticas. GEM, Global Entrepreneurship Monitor, 2021. Disponível em <https://www.gemconsortium.org/news/global-entrepreneurship-monitor-research-underscores-resilience-of-women-entrepreneurs-and-opportunities-for-policymakers> Acesso em: 19 de abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-26

Como Citar

ALVES GODINHO, A.; CARVALHO, J. F. S.; MARCOS FERNANDINO EVANGELISTA, J.; DA SILVA, J. C. OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS ARTESÃS FORMAIS E INFORMAIS DO MUNICÍPIO DE PASSOS (MG) DURANTE A PANDEMIA COVID-19. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 10, n. 1, 2023. DOI: 10.18406/2359-1269v10n12023311. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/311. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos