PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD

Authors

  • João Leandro Cássio Oliveira Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG https://orcid.org/0000-0002-8277-6851
  • Karine Andrade Fonseca IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais
  • Sérgio Moreno Lopes Ferreira UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros

Abstract

O presente artigo apresenta uma revisão da literatura brasileira sobre a
comparação do custo aluno, entre as modalidades de ensino presencial e a
distância (EAD). O objetivo é apresentar tal comparação, a partir de
publicações das áreas educacional, econômica, financeira e de gestão e
planejamento da educação, evidenciando o quanto o custo do EAD representa
em relação ao custo presencial. Para tanto, foi realizada uma revisão de
literatura, por meio dos Mapas de Citações bibliográficas, utilizando a
ferramenta VOSviewer, na qual foram estudados 7.516 trabalhos. Constatou-se
que, nesta relação, a média foi de 31,91%, sendo a maior em 50% e a menor
em 19,36%, ou seja, um custo de aluno EAD, de acordo com os achados desta
pesquisa, nunca ultrapassou 50% do custo aluno na modalidade presencial.

Author Biography

João Leandro Cássio Oliveira, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - IFNMG

João Leandro atualmente está como Pró-reitor de Administração do IFNMG. É doutor em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa (2007), especialização em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Cândido Mendes (2015), mestrado em Gestão e Políticas Públicas da Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2016). É Professor Efetivo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais desde 2013, experiência na área de Contabilidade, com ênfase em Controladoria e Finanças, Empreendedorismo e Inovação. É consultor científico ad hoc de periódicos nas áreas de ciências sociais aplicadas, ênfase em gestão. Possui bastante experiência em Inovação e Empreendedorismo: Colaborador em consultoria financeira na Incubadora de base Tecnológica do Centev/UFV (2004-2007), Gerente Financeiro da Patsos Biotecnologia (2007-2008), Analista do Fundo Criatec de capital semente (2008-2010), Sócio da Fungitec Alimentos (2011-2012), Consultor em diversas empresas de base tecnológica no projeto PRIME/FINEP (2011-2012), Controller da H3M Soluções Ambientais e GIS (2010-2012), Consultor em várias empresas de base tecnológica e base tradicional (2007-2013), Consultor de Custos do Grupo Pereira-Feijão Pereira (2011-2012), Controller do Grupo Dois Irmãos (2012-2013), Consultor Estratégico Financeiro da Nowavet (2012-2013).Foi Professor de Contabilidade da Faculdade Esuv Viçosa (2011-2013). Foi Professor da Univiçosa para os cursos de Administração e Processos Gerenciais (2011-2013). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Inovação do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais - Vale Inovar.

Published

2023-12-27

How to Cite

OLIVEIRA, J. L. C.; ANDRADE FONSECA, K.; MORENO LOPES FERREIRA, S. PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO NA EDUCAÇÃO: UMA DISCUSSÃO ENTRE A RELAÇÃO DO CUSTO ALUNO PRESENCIAL VERSUS O CUSTO ALUNO EAD. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 10, n. 2, 2023. Disponível em: https://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/381. Acesso em: 3 jul. 2024.