Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Eixos Tech é um periódico técnico-científico que tem como objetivo contribuir para o entendimento e a divulgação de trabalhos científicos que possam subsidiar as atividades acadêmicas, tecnológicas e de inovação.

ORIGINALIDADE

A Revista Eixos Tech publica apenas trabalhos inéditos, que não estejam aguardando avaliação, revisão ou publicação por outro periódico.

ABRANGÊNCIA

Multidisciplinar

TIPOS DE TRABALHOS

A revista recebe trabalhos, preferencialmente, de pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais nas seguintes modalidades:

Artigo: Trata-se de um relato completo de pesquisa primária ou trabalho experimental:

  1. Para trabalho experimental: O texto deve representar processo de investigação científica coeso e propiciar seu entendimento, com exposição coerente das informações, de modo a possibilitar a reprodução do experimento. Deve ter entre 11 e 15 páginas.

  2. Para pesquisa primária: O texto deve apresentar metodologia rigorosa, clara, discussão aprofundada e interface com a literatura científica nacional e internacional. Deve conter um máximo de quinze (15) páginas, incluindo resumos e no máximo 50 referências.

Short Communication: Trata-se de um relato completo, porém mais conciso. Deve possuir os mesmos critérios de qualidade e relevância que o artigo científico e representar uma contribuição significativa para as áreas de abrangência do periódico. Deve ter entre 08 e 10 páginas.

Revisão: Trata-se de trabalhos de revisão sistemática e integrativa. Estudo que reúne, de forma ordenada, resultados de pesquisas a respeito de um tema específico, auxiliando na explicação e compreensão de diferenças encontradas entre estudos primários que investigam a mesma questão, e aprofundando o conhecimento sobre o objeto da investigação. Utiliza métodos sistemáticos e critérios explícitos para identificar, selecionar e avaliar criticamente pesquisas relevantes, e para coletar e analisar dados dos estudos incluídos na revisão. Deve conter um máximo de vinte (20) páginas, incluindo resumos e no máximo 50 referências.

Reflexão: Trata-se da formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico; ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Deve conter um máximo de dez (10) páginas, incluindo resumos e no máximo 10 referências. Esta modalidade de trabalho será aceita exclusivamente para áreas da saúde.

Relato de Experiência: Trata-se do estudo em que se descreve uma situação da prática (ensino, assistência, pesquisa ou gestão/gerenciamento), as estratégias de intervenção e a avaliação de sua eficácia, de interesse para a atuação profissional. Deve conter um máximo de dez (10) páginas, incluindo resumos e no máximo 10 referências.

IDIOMAS

A Revista Eixos Tech aceita submissões em português, inglês e espanhol.

A tradução deverá ser feita por especialista no idioma e com conhecimento dos termos técnicos da área, o que deve ser comprovado por meio de uma declaração ou certificação do tradutor atestando o serviço.

DATAS E PRAZOS

O trabalho pode ser submetido em qualquer época do ano na plataforma on-line em http://eixostech.pas.ifsuldeminas.edu.br/ojs.

A Revista Eixos Tech é um periódico de revisão pareada, de acesso livre e aberto, o qual tem publicação anual e que pode promover números temáticos especiais (não regulares), sob proposta individual e/ou convites aos autores.

Os artigos serão publicados de acordo com a ordem de aprovação.

TAXAS EDITORIAIS

A Revista  Eixos Tech não cobra taxas de submissão ou de publicação dos artigos.

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

POLÍTICA DE AVALIAÇÃO

A Revista Eixos Tech adota avaliação cega por pares - DOUBLE BLIND PEER REVIEW. O trabalho original tem suas marcas de autoria removidas antes de ser encaminhado para a avaliação.

Dois especialistas de notório saber nas áreas de abrangência do periódico analisarão o manuscrito, emitindo parecer que justifique o ACEITE PARA PUBLICAÇÃO ou a REJEIÇÃO do manuscrito. Poderão, ainda, ser recomendadas que alterações sejam realizadas no trabalho original a fim de melhorá-lo para que, após nova análise, seja decidido se está adequado para publicação.  

POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA

Com o objetivo de manter a qualidade das publicações e garantir a integridade dos conteúdos que são veiculados pela Revista Eixos Tech, sugerimos que os autores visitem o sítio do Comitê de Ética em Publicação, o COPE (Committee on Publication Ethics), disponível em: http://publicationethics.org, onde é possível obter mais informações sobre identificação de plágio, fraudes e possíveis violações de ética.

Antes de serem designados para a avaliação cega por pares, todos os artigos são submetidos a ferramentas capazes de detectar plágio. As ferramentas utilizadas são http://www.docxweb.com/ e http://copyspider.com.br/main/pt-br


 

Periodicidade

A Revista Eixos Tech é um periódico de publicação anual e que pode promover números temáticos especiais (não regulares), sob proposta individual e/ou convites aos autores.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Template

Modelo de formatação do artigo: PDF   .DOC